fbpx

Programa de Certificação: Políticas Externas Europeias para Direitos Humanos e Democracia

| Online

Carga Horária:

Data: 08/10/2020 a 10/12/2020

Valores: Alunos, ex-alunos FECAP Gratuito | Mediante a inscrição e avaliação Externos: Gratuito | Mediante a inscrição e avaliação

Período de Inscrição: 21/09/2020 a 27/09/2020

Prof. Profa. Dra. Cláudia Marconi

Sobre o curso

EMENTA DO MÓDULO

Por distintos mecanismos, estratégias e dinâmicas internacionais, a cooperação Brasil-UE se estruturou e, contemporaneamente, sofre alguns retrocessos. Exemplos desses mecanismos são a Parceria Estratégica Brasil-UE, os Diálogos Setoriais UE-Brasil, cooperação em política regional, entre outras. O curso percorrerá, a partir de cinco eixos temáticos em boa medida estruturados por e estruturadores dessa cooperação (Democracia, DH e Justiça Internacional; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comércio, Investimentos e Negócios; Segurança Regional e Internacional; Ciência, Tecnologia e Inovação) esses mecanismos e dinâmicas, enfatizando as suas potencialidades, desafios, êxitos e eventuais retrocessos.

Conteúdo

Aula 1. Apresentação da Cátedra Jean Monnet e do Módulo;

Aula 2. O pano de fundo e os mecanismos e dinâmicas da cooperação Brasil-UE

EIXO 1 – Democracia, Direitos Humanos e Justiça Internacional
Aula 3. Aula teórica
Aula 4. Aula aplicada
EIXO 2 - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Aula 5. Aula teórica
Aula 6. Aula aplicada
EIXO 3 - Comércio, Investimentos e Negócios
Aula 7. Aula teórica
Aula 8. Aula aplicada
EIXO 4 - Segurança Regional e Internacional
Aula 9. Aula teórica
Aula 10. Aula aplicada
EIXO 5 - Ciência, Tecnologia e Inovação

Aula 11. Aula teórica
Aula 12. Aula aplicada

ESTUDOS DE CASO (supervisão remota)
Aula 13
Aula 14

Aula 15. Fechamento

Para cada eixo, as aulas alternarão conteúdos teóricos e conteúdos aplicados, contando, para além da Cátedra, com a eventual participação de convidados a proporem esses exercícios práticos. Ao final do módulo (aulas 13 e 14), cada aluno elegerá um eixo a partir do qual desenvolverá um estudo de caso de cooperação Brasil-EU.

– Participação nas aulas condicionada à presença virtual e realização de exercícios em ambiente Moodle;
- Realização de um estudo de caso a partir da escolha de um dos eixos.

Sobre o professor

Professora na Graduação em Relações Internacionais e do Quadro Permanente do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais (GGFPI) da PUC-SP. Atualmente está coordenadora do mesmo Programa. É também pesquisadora do ORI (OBSERVATÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS) da PUC-SP e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Atua ainda como professora da Graduação em Relações Internacionais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e é Titular da Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus pela mesma instituição. Sua agenda de pesquisa gira em torno da temática da governança global dos direitos humanos, dos processos e mecanismos de justiça internacional e transicional, assim como dos debates teóricos da Escola Inglesa e da construção de pontes entre a Teoria das RI e a teoria política internacional.

Profa. Dra. Cláudia Marconi

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou