fbpx
voltar ao topo

Turma do Colégio FECAP entrevista alunos intercambistas em inglês

Os alunos do 1º e 2º ano do Colégio FECAP tiveram a oportunidade de entrevistar 3 alunos da...
Colégio | 11/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os alunos do 1º e 2º ano do Colégio FECAP tiveram a oportunidade de entrevistar 3 alunos da FECAP que voltaram recentemente de intercâmbio do Canadá, Estados Unidos e México. 

A atividade foi realizada com estudantes do nível High Intermediate, na disciplina de Língua Inglesa. Segundo a professora responsável pela atividade, Luciana Escobar, foi uma experiência maravilhosa, para alunos, entrevistados e para a “teacher”. 

Diante da temática “Morar e Estudar no Exterior” e da citação disparadora do escritor americano Henry Miller (“One’s destination is never a place, but rather a new way of looking at things”), a professora decidiu convidar Beatriz Favacho, Isabele Fusco e Yago Pagliara, que passaram recentemente da experiência de viver no exterior. 

Yago Pagliara, do terceiro ano, esteve 8 meses em Chapin, na Carolina do Sul (EUA), e teve que se adaptar a uma família que ele não escolheu – e declarou que aprendeu muito com isso, sobre si, sobre tolerância e o relacionamento com os outros.   

Isabele Fusco, do segundo ano, esteve em Pueblo por 8 meses, no México, sofreu preconceito de gênero e nacionalidade, o que a fez questionar que impressão os brasileiros têm deixado naquele lugar.   

Já Beatriz Favacho (formada em 2019), que esteve Tavistock, em Ontário (Canadá) por 6 meses, revelou que não sentiu-se homesick, não só porque foi muito bem acolhida por sua host family, mas porque seu projeto começou em 2017, quando ela ingressou no Programa Bilíngue da FECAP.   

A FECAP permite aos alunos cursar matérias do currículo canadense online durante os três anos do Ensino Médio, além de possibilitar o estudo no Canadá por um semestre acadêmico. Ao final do programa, eles obtêm o diploma de Ensino Médio Canadense, além do diploma brasileiro.  

Os alunos entrevistados tiveram a experiência de intercâmbio reduzida pela pandemia, voltando antes do tempo para o Brasil. No entanto, também tiveram que lidar com o desafio de estar longe de casa neste período. 

A conversa aproximou teoria e prática, ao proporcionar aos alunos do High Intermediate a oportunidade de entrevistar alunos da FECAP que tiveram a real experiência de vivenciar um intercâmbio.  

“A troca aconteceu em Inglês o tempo todo, indo de encontro à proposta da disciplina de Língua Inglesa para os alunos do Colégio FECAP – abordagem comunicativa e prática oral (speaking) – sob a mediação da metodologia do Cellep”, comenta a professora. 

O formato da aula foi a surpresa, mas os alunos, que já vinham refletindo e debatendo sobre o tema a partir de perguntas disparadoras, debates e vídeos, tiveram a chance de preparar suas perguntas uma hora antes do evento.  

“A entrevista seguiu de maneira organizada, de forma que os três convidados se manifestavam a cada pergunta feita, compartilhando suas experiências, anseios, conquistas e descobertas. A curiosidade e envolvimento eram tais que os próprios convidados se sentiram à vontade para fazerem perguntas uns para os outros, enriquecendo ainda mais o momento”, diz. 

“Os alunos estavam muito entusiasmados, tanto quanto os convidados entrevistados, revezando entre si as perguntas pré-preparadas na primeira aula do dia. Participaram oralmente ou via chat, sempre na Língua Inglesa. Muitos declararam sentirem-se mais seguros e animados em relação ao intercâmbio depois de ouvirem as experiências dos colegas” finaliza a educadora. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados