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Empresas devem prestar atenção nos seus stakeholders

Especialista fala sobre a atenção que as empresas devem dar a seus stakeholders As empresas devem...
Imprensa | 26/08/2020
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Especialista fala sobre a atenção que as empresas devem dar a seus stakeholders

As empresas devem ter muita atenção em seus stakeholders, uma vez que eles podem afetar de forma significativa os resultados operacionais e financeiros da empresa. Quem afirma é o palestrante, consultor, pesquisador em gestão empresarial e professor da FECAP, Leonardo Fabris Lugoboni.

QUEM SÃO OS STAKEHOLDERS?

O especialista explica que stakeholders são todas as partes interessadas na empresa. Se interessam, pois, afetam e são afetados pela empresa. Os principais exemplos são os clientes, fornecedores, funcionários, governo etc.

A empresa e os stakeholders impactam uns aos outros de diversas formas. “Veja um fornecedor por exemplo. Pode ajudar a desenvolver novas tecnologias e ser um parceiro importante no processo de inovação. Assim como também pode atrapalhar quando atrasa entregas ou falha com relação ao padrão de qualidade estipulado. O funcionário pode ajudar a empresa a encontrar melhorias e ser extremamente produtivo, assim como pode prejudicar a empresa de diversas formas”, explica Lugoboni.

TIPOS DE STAKEHOLDERS

Os stakeholders podem ser classificados como primários ou secundários, a partir do grau de dependência da empresa.

Os primários são os que exercem influência direta sobre a empresa. Já os stakeholders secundários são acabam sendo menos importantes em comparação aos stakeholders primários.

É claro que dependendo da empresa analisada a lista de stakeholders primário e secundários esses exemplos podem mudar completamente dependendo da empresa que está sendo analisada

Diversos temas da área da gestão acabem se atentando aos interesses dos stakeholders, como por exemplo a área de gestão riscos, as estratégias sustentáveis, gestão orçamentaria, gestão de indicadores de desempenho entre outras.

“A Teoria da Saliência também busca definir por meio de alguns critérios uma espécie de ranking de importância. Esse ranking de acordo com a teoria da saliência pode variar de empresa para empresa. A empresa deveria priorizar o interesse dos stakeholders mais importantes uma vez que não vai ser possível atender o interesse de todos o tempo todo”, afirma Lugoboni.

O professor lembra ainda que na convenção de Davos, que reuniu praticamente os mais importantes CEOs do mundo, foi criado um manifesto que fala sobre o capitalismo de stakeholders. Onde, embora o capitalismo ainda seja importante, o resultado final busca coordenar o interesse de todos os stakeholders (sociedade, funcionários, fornecedores etc) e não apenas o acionista.

Confira o manifesto: http://www.weforum.org/press/2020/01/stakeholder-capitalism-a-manifesto-for-a-cohesive-and-sustainable-world/#:~:text=Geneva%2C%20Switzerland%2C%2014%20January%202020,by%20income%20inequality%20and%20political

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