fbpx

Alunos são desafiados a resolver problemas da Covid-19

O Colégio FECAP realizou a Semana Desafios, pensada pelo time de professores do Ensino Técnico,...
Colégio | 16/06/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Colégio FECAP realizou a Semana Desafios, pensada pelo time de professores do Ensino Técnico, onde os alunos foram desafiados resolver um problema relacionado ao tema Covid-19.

Segundo a coordenadora do Ensino Técnico, Evelyn Cid, a resolução do desafio se baseava na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com uma abordagem centrada no aluno, integrando teoria e prática, além de possibilitar a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento de uma solução viável na resolução do problema.

“A ideia era surpreender os alunos, deixar as aulas mais interessantes e principalmente mostrar na prática a importância da convergência dos diversos conteúdos apresentados no curso resultando em um trabalho único desenvolvido pela equipe”, explica.

CONFIRA OS DESAFIOS DE CADA TURMA:

Técnico em Informática

1º anos – Informatizar o hospital de campanha do Pacaembu com relação infraestrutura, desde equipamentos passando por redes e servidores até o software que seria capaz de analisar e classificar os pacientes.

2º anos – Desenvolver soluções para facilitar o gerenciamento de informações e a comunicação do hospital com familiares.

Técnico em Publicidade:

1º anos – Criar soluções interativas, digitais e de massa para levantar recursos que serão direcionados para os hospitais universitários que estão prestando atendimento aos enfermos.

2º anos – Criar soluções interativas, digitais para aumentar as divulgações e, por consequência, as vendas utilizando a internet como ferramenta para as empresas que sofreram o impacto da quarentena.

Técnico em Multimídia:

1º anos – Criar uma campanha para conscientização de alunos de uma escola do ensino médio sobre a utilização de máscaras e das medidas higiênicas de proteção para nos protegermos da COVID 19 e de outras doenças.

2º anos – Criar propostas para uma campanha de incentivo e consciência nas pessoas, a começar por crianças, sobre os hábitos de higiene e suas vantagens para todos. Além, também, de incentivar a produção de produtos audiovisuais para esse público tão cheio de imaginação e força de vontade, para torná-los aliados no combate dessa pandemia.

Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

1º anos – Construir um produto audiovisual ficcional com fotografias, como tema gerador a AMIZADE entre as pessoas, mesmo com o isolamento social como esta amizade se mantém, aprofunda e auxilia neste momento.

2º anos – Construir um Minidoc tendo como tema gerador a SAUDADE que eles têm em relação a pessoas, espaços, práticas (esportes, cinema, danças) e como o isolamento social aprofunda isto e de que forma podemos amortizar isso através de sons e imagens onde a memória afetiva se fará presente.

Técnico em Hospedagem:

1º anos – Criar soluções que viabilizem diminuir os impactos negativos da Pandemia do COVID-19, por meio de iniciativas inovadoras, tecnologias e desenvolvimento sustentável em um cenário de crise com foco no estado de São Paulo.

2º anos – O ALL – Accor Live Limitless, adaptou suas UH’s e instalações para receber uma nova demanda chamado como Room Office, as equipes precisam desenvolver o cardápio com suas fichas técnicas, estrutura organizacional e analisar as adaptações das UH’S para maior conforto do hóspede, descrever com detalhes as adaptações/mudanças no que já existe como padrão.

 Técnico em Administração:

1º anos – Promover estratégias e rotinas administrativas, através de projeções e definições de processos. Campanhas internas de conscientização, projeções de custos fixos e variáveis e linhas de crédito para manutenção do hospital.

2º anos – Administrar na essência é gerenciar recursos em prol de um objetivo. Em tempos de Covid-19 a grande dor é comum a todos e o bom gerenciamento dos objetivos faz com que vidas sejam salvas, ou seja, os recursos não estão a serviço da geração de lucro ao acionista, mas a manutenção da vida. A gestão pública tem suas peculiaridades, mas, no geral, obedece às mesmas teoria e paradigmas da gestão privada. Sabendo disso, o gestor público responsável pelo hospital de campanha do Anhembi chamou sua competente equipe para ajudar no projeto.

Técnico em Comércio Exterior:

1º anos – Elaboração de um relatório detalhado mostrando o impacto global do covid19 nos cenários econômico, político e social.

2º anos – Estudo de projeção e viabilidade de importação de possível vacina para combate ao Covid-19.

Técnico em Meio Ambiente

1º anos – Desenvolver um plano emergencial de contenção do vírus COVID-19 em uma comunidade rural, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais da área de estudo.

2º anos – Desenvolver um plano emergencial de contenção do vírus COVID-19 em uma comunidade de periferia, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais da área de estudo.

Técnico em Programação de Jogos

1º e 2º anos – Desenvolver jogos sérios com a temática de saúde e prevenção para conscientização e cuidado em relação ao Covid-19.

Técnico em Inteligência Artificial

1º anos – Desenvolver um projeto de um sistema completo para coleta e análise de dados baseado em Inteligência Artificial. O Sistema será instalado em um Hospital de Campanha e através do monitoramento do trânsito de pessoas em um corredor, deverá analisar o risco de transmissão do Covid-19.

CONFIRA DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES

Professora Thais Saraiva – Multimídia

“A Semana Desafio do curso multimídia mostrou aos alunos como unir prática e criatividade! Eles foram estimulados a apresentar uma campanha multimídia de enfrentamento ao nosso problema atual: a crise sanitária da Covid-19. Mais que visar a construção da carreira profissional do aluno, essa atividade também ajudou promover a consciência e responsabilidade social.”

Professora Helia Aparecida Silva – Meio Ambiente

“A semana desafio proporcionou aos alunos aplicarem os conceitos do técnico de meio ambiente nas demandas atuais do mercado de trabalho e da sociedade, focando em grupos mais vulneráveis como comunidades rurais e da periferia, mostrando aos alunos a importância do aprendizado, da capacitação de suas habilidades técnicas e do trabalho em equipe.”

Professor Wakim Boulos – Inteligência Artificial

“A semana desafio Covid-19, realizada na FECAP nesta última semana, baseada em Projetc Based Learning, permitiu turbinar o aprendizado dos nossos alunos por meio de uma atividade totalmente integrada das disciplinas… “

Professor Rodrigo Cruz – Programação de Jogos

“A semana do desafio FECAP, foi um período especial tanto para os alunos, quanto para nós professores. Vimos nosso trabalho como educadores concretizado nas mãos dos nossos alunos através de projetos que atende necessidades reais do mercado e acima de tudo da sociedade.”

Coordenadora Evelyn Cid

“Fui aluna de ensino técnico e o que mais me marcou na época, foram os momentos em que coloquei em prática o que estava sendo apresentado pelos professores, acredito que nessa semana conseguimos despertar um maior interesse pelo curso escolhido. Como sempre digo, a educação precisa nos surpreender e encantar.”

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados