fbpx

FECAP completa 118 anos enfrentando desafios da atualidade e preparando os profissionais do futuro

Nesta terça-feira, 02 de junho, a FECAP completa mais um aniversário. Chegamos  aos 118 anos...
Institucional | 02/06/2016
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Nesta terça-feira, 02 de junho, a FECAP completa mais um aniversário. Chegamos  aos 118 anos encarando o desafio de nos adaptar à pandemia de coronavírus usando como recursos os princípios e competências desenvolvidos ao longo de sua história: tradição, excelência educacional, adaptação e inovação frente às mudanças da sociedade.

Pioneira, desde 1902, a FECAP desenvolve profissionais nas áreas de negócios e economia, apoiando a nossa sociedade. São da FECAP, por exemplo, o primeiro curso técnico na área de Contabilidade e o primeiro curso superior de Economia do País.

Atualmente, a FECAP proporciona formação de alta qualidade por meio do Ensino Médio (incluindo cursos técnicos), Graduação, Especialização, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. 

Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprovam a excelência os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), além do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, que considera a FECAP o melhor centro universitário do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP é uma das 5,7% instituições cadastradas no MEC com nota máxima na avaliação institucional realizada por comissão independente designada por aquele órgão.

O vice-reitor, Taiguara Langrafe, destaca a rápida ação da FECAP frente à crise da Covid-19. “A epidemia exigiu adaptações de todas as instituições. Temos orgulho de poder afirmar que conseguimos nos adaptar com agilidade. Seguimos com as atividades mantidas, em formato on-line. A maioria dos nossos professores já eram capacitados para ministrar aulas remotas e contamos com infraestrutura tecnológica de ponta para realizar nossas atividades em formato digital”, diz.

A FECAP também se orgulha de não ter realizado demissões durante a pandemia. “Nosso compromisso é o de valorizar nossos professores e funcionários, que estão unidos para prover a alta capacitação dos nossos estudantes”, completa.

O momento é de precaução, mas também de celebrar e projetar o futuro. “Durante tanto tempo, colaboramos para a realização de muitos sonhos, e assim continuaremos. Do Colégio até o Mestrado, passando pelos cursos de Graduação e Especialização e MBA, são milhares de alunos que honram nossa história levando o nome da FECAP aos quatro cantos do mundo e obtendo reconhecimento profissional por onde passam. Continuaremos investindo no melhor, tanto em termos de tecnologia quanto atraindo os melhores professores, para que nosso legado se perpetue”, frisa o reitor, Edison Simoni.

INOVAÇÕES

Entre as principais inovações, recentemente a FECAP inseriu, em todos os cursos de graduação, mais disciplinas relacionadas com a tecnologia da informação e análise de dados. Nesse campo, outra ação pioneira foi a criação do primeiro curso de Ensino Médio Técnico em Inteligência Artificial do Brasil, no Colégio FECAP.

A interdisciplinaridade ganhou ainda mais força no primeiro semestre de 2020, com a inserção de disciplinas eletivas e a flexibilidade nos currículos dos cursos, além de disciplinas em inglês, contribuindo para o recente processo de internacionalização da FECAP.

CONSELHOS

A FECAP fez mudanças importantes em seu quadro de conselheiros, time responsável pelo planejamento de ações para manutenção do legado da FECAP.

A presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Trajano, é uma das novas integrantes do conselho curador da FECAP. O Magazine Luiza é reconhecido por ter feito um salto de inovação e digitalização, figurando entre os maiores varejistas do Brasil. A rede está há 22 anos consecutivos no ranking das “Melhores empresas para se trabalhar”. Em 2019, ela foi a primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro e, em 2020, eleita Personalidade do Ano pela Câmara do Comercio Brasil-EUA. Atualmente é também presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Também temos como novidade a entrada do presidente do conselho de administração do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON), Eduardo Pocetti, em nosso Conselho Fiscal; e o sócio da Audimar Auditores, Wagner Mar, que migrou do Conselho Fiscal para o Conselho Curador. Ambos, com relevante carreira, são ex-alunos da FECAP.

PRESENTE: CURSOS GRATUITOS

Como forma de apoiar a sociedade, a FECAP está disponibilizando nove cursos on-line, totalmente gratuitos, com certificado, para que a população possa enriquecer seu conhecimento durante o período de recolhimento da quarentena.

Confira a lista de cursos, em várias áreas do conhecimento:

  • Autogestão de Carreira
  • Comunicação Não Violenta
  • Demonstração do Fluxo de Caixa
  • Inteligência Emocional na Formação dos Líderes
  • Introdução ao Mercado de Capitais
  • Liderança de Pessoas na Prática
  • Networking: Mitos e Verdades em Gestão de Carreiras
  • Resolução de Problemas e Tomadas de Decisões
  • Simples Nacional

Para se inscrever nos cursos, basta acessar o site da FECAP: www.fecap.br.

Também foi criado o programa Conexões Empresariais, neste momento focado em apoiar as pequenas e médias empresas a atravessarem as adversidades trazidas pela pandemia da COVID-19. Acesse aqui.

Acesse o site para conhecer também todos os cursos oferecidos pela FECAP nos mais diversos níveis de ensino.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados