I. Inteligência emocional na formação de líderes
Profa. Daniela Medeiros
Durante este Módulo, o aluno irá compreender o que significa ser emocionalmente inteligente. A seguir, o aluno terá a oportunidade de identificar os comportamentos de líderes de sucesso, assim como questionar se tais comportamentos estão sendo devidamente aplicados por ele. Finalmente, o aluno fará uma autoanálise do seu estilo de liderança e de como pode usar as ferramentas aprendidas para melhorar sua capacidade de liderar.
Este curso exige do aluno sinceridade consigo e capacidade para interagir com o conteúdo que será dinâmico, exigindo muitas reflexões de cunho individual.
Espera-se que o aluno esteja disposto a quebrar paradigmas pessoais que fortalecem comportamentos, os quais, muitas vezes, travam seu processo de desenvolvimento.
II. Gestão de carreira
Prof. Augusto Dutra Galery
Com o desenvolvimento das teorias e técnicas de gestão de pessoas nas organizações nos últimos cem anos, a noção de desenvolvimento pessoal no trabalho se modificou radicalmente. Em especial a partir da década de 1980, essas mudanças conceituais passaram a fazer parte das práticas de Recursos Humanos, tendo impactos em todo processo, do recrutamento à demissão.
O presente Módulo tratará da gradual passagem da gestão de cargos e salários para a gestão de carreiras, enfocando as modificações para as empresas e as consequências dessas mudanças para os indivíduos. Veremos como o controle da ascensão profissional deixou de ser propriedade exclusiva da empresa e porque o planejamento da carreira é cada vez mais uma questão de relação entre empresa e colaboradores, relação essa que exige comprometimento de ambos os lados. Para tanto, buscaremos mostrar qual a importância da gestão individual de carreira e suas relações com a gestão organizacional de carreiras.
III. Comunicação não violenta
Profa. Maria de Lurdes Damião Zamora
Os holofotes geralmente estão direcionados para os profissionais que possuem competências técnicas e comportamentais que os tornam exemplos. São profissionais talentosos que, merecidamente, são reconhecidos por praticar no dia a dia a arte de viver e de reverenciar a vida, assim como a de conviver bem e atingir excelentes resultados para a equipe e para a organização. São pessoas que colaboram com a paz interior dos demais, compartilhando e se relacionando de forma saudável.
Mas esse não é o único perfil profissional que ocupa espaço nas organizações. É preciso direcionar os holofotes também para os profissionais que, por um motivo ou outro, procuram contaminar e desestimular os talentosos. Conhecidos como tóxicos, esses profissionais são os maiores responsáveis por comprometer a produtividade e a competitividade de uma organização, por isso merecem atenção.
Neste Módulo, vamos abordar sobre o comportamento tóxico e seus reflexos nas corporações. Além disso, falaremos sobre a comunicação assertiva e sobre a importância da comunicação não violenta.
IV. Relações interpessoais
Profa. Luciana Paula Bento Luciani
Neste Módulo, vamos refletir acerca das competências que oportunizam a construção de melhores relacionamentos nas empresas.
Para desenvolver este estudo, dividiremos nossas discussões em três tópicos: as relações interpessoais no trabalho; a gestão de conflitos e o convívio profissional entre diferentes gerações.
Todas as reflexões buscarão despertar em você o desenvolvimento e a mobilização de competências essenciais para positivas relações interpessoais. Os conhecimentos adquiridos certamente poderão ser colocados em prática não apenas no ambiente corporativo, mas também em outros contextos de convívio e relacionamento.
Encerramento
Fechamento da plataforma e emissão dos certificados