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Introdução à Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

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Educação Executiva

Carga Horária

12 horas


Data

03, 05,10, 12, 17 e 19/11


Horário

(2ª e 4ª-feira) - Das 19h30 às 21h00


Localização

Zoom Meetings (Live) - Aula ao vivo


Valores

R$ 960,00


Período de Inscrição

até 02/11/2025


Professor(a)


Sobre o curso

Programação das Aulas: – Aula 1 – Fundamentos da Pesquisa de Mercado
• O que é pesquisa de mercado?
• Pesquisa acadêmica vs pesquisa de mercado aplicada para produtos
• Introdução a métodos qualitativos e quantitativos
• Importância da definição do problema – Aula 2– Do briefing ao Campo: Planejamento de Pesquisas
• Estrutura de um briefing de pesquisa
• Construção de objetivos e hipóteses
• Amostragem, definição de público-alvo
• Escolha do método mais adequado (desk, campo, painéis etc.)
• Oficina prática de escrita de briefing – Aula 3- Pesquisa Qualitativa: Teoria e Prática
• Grupos focais, entrevistas, observações
• Roteiros qualitativos de até 3 tipos de estudo: exploratório, teste de conceito, teste
de comunicação
• Técnicas projetivas
• Habilidades do moderador
• Discussão: como a metodologia qualitativa ajuda a entender comportamentos
sutis – Aula 4 – Pesquisa Quantitativa e Cases Aplicados
• Amostragem, margem de erro (resultados indicativos e significativos)
• Pesquisa online vs presencial
• Questionário de até 3 tipos de pesquisa: UCA (Usage C Attittude), BHT (Brand
Health Tracking) e Teste de Conceito
• Introdução à análise de dados (resultados, gráficos, cruzamentos simples, abertas)
• Estudo de caso: avaliação de perguntas feitas para uma pesquisa gratuita
disponibilizada em sites de institutos – Aula 5 – O Papel de Consumer Insights nas Empresas
• Pilares da área de Consumer Insights: Pesquisa, Tendências e Estratégia
• Diferença entre dado, aprendizado e insight
• Como criar cultura de consumidor dentro das empresas
• Diferença entre contratar vs executar pesquisa: pontos de atenção para cada tipo – Aula 6 – Pesquisas Ágeis através de painéis de consumidores e introdução à IA
aplicada a pesquisa de mercado
• Introdução aos painéis ágeis
• O que já está sendo feito com IA em pesquisa
o Exemplo de ferramentas: transcrição, análise automatizada, clustering, e
codificação
• Vantagens, limites e cuidados com IA
• Discussão de tendências – Aula 7 – Apresentação de Resultados e Storytelling
• Como transformar dados em storytelling
• Organização de achados e estrutura de apresentações
• Dicas visuais: gráficos, tabelas, destaques
• Estudo de caso: avaliação de relatórios de pesquisas gratuitas disponibilizadas em
sites de institutos – Aula 8 – Encerramento: O “cliente”, Casos Reais e atuação na área
• Cliente interno vs Cliente externo e como lidar
• Situações vividas em institutos de pesquisa, pontos de atenção e como solucionar
certos problemas
• Situações vividas pela área Consumer Insights dentro das empresas, pontos de
atenção e como solucionar certos problemas
• Encerramento com painel de dúvidas

Conteúdo

Este curso oferece uma introdução teórica, prática e aplicada ao universo da pesquisa de
mercado e Consumer Insights, abordando tanto os fundamentos teóricos quanto sua
aplicação no mercado de trabalho. Ao longo das aulas, o aluno terá contato com
metodologias qualitativas e quantitativas, com a realidade da atuação em empresas e
institutos e com novas ferramentas e tendências como painéis ágeis e uso de IA.

Estudantes de graduação e pós-graduação que tenham interesse em ingressar no mercado
de trabalho de pesquisa de mercado e Consumer Insights (ou CMI – Consumer C Market
Insights), além de profissionais iniciantes (até 2 anos de experiência) que desejam se
aprofundar nos fundamentos e aplicações da área.

– Compreender os conceitos fundamentais de pesquisa de mercado e Consumer Insights. – Diferenciar abordagens qualitativas e quantitativas e saber quando aplicá-las. – Desenvolver habilidades práticas em construção de briefing, roteiros e análise de dados. – Entender como a área de Insights opera dentro das empresas. – Entender quais são os hard e soft skills do profissional de Pesquisa de Mercado e
Consumer Insights para atuar na área – Explorar as possibilidades de uso de painéis digitais e uma leve introdução ao que tem
sido utilizado de inteligência artificial aplicada à pesquisa de mercado

– BRAUN, V; CLARKE, V; GRAY, D. (2019). Coleta de dados qualitativos – Um guia
prático. Vozes. – MALHOTRA, N. K. (2019). Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7ª Ed.
Bookman. – FOGGETTI, C. (2019). Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. – PITANGA, Ângelo F. (2020). Pesquisa qualitativa ou pesquisa quantitativa: refletindo
sobre as decisões. Revista Pesquisa Qualitativa.

📌 importante: 

Para a emissão do certificado de conclusão, é necessário o mínimo de 75% de presença. A participação nas dinâmicas e atividades realizadas durante as aulas online servirá como comprovação de presença.

 

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