fbpx
voltar ao topo

Em atividade, alunos de Administração da FECAP planejam seu futuro utilizando metodologia Lego 

Os alunos do quinto semestre do curso de Administração, da Fundação Escola de Comércio...
Graduação | 01/10/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Os alunos do quinto semestre do curso de Administração, da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), participaram de uma atividade diferenciada utilizando a metodologia Lego Serious Play, uma ferramenta inovadora que combina criatividade e estratégia para desenvolver competências em empreendedorismo e resolução de problemas. 

Sob a liderança do professor Artur Motta, um dos poucos facilitadores certificados no Brasil, os alunos tiveram a oportunidade de projetar suas trajetórias profissionais para os próximos dez anos de maneira criativa e colaborativa. 

A atividade fez parte da disciplina de Empreendedorismo Digital e Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) e tinha como objetivo central promover uma reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes. 

O professor Artur Motta explica que a metodologia Lego Serious Play foi escolhida justamente por facilitar a comunicação, estimular o pensamento criativo e engajar os alunos no processo de aprendizagem de forma imersiva. “O uso do Lego torna o abstrato mais tangível, permitindo que os alunos visualizem e discutam suas ideias de maneira concreta”, comentou o professor. 

Lançada em 2002 e baseada em pesquisas nas áreas de negócios e estratégia, a metodologia Lego Serious Play é amplamente utilizada em empresas para melhorar a colaboração e engajar equipes na resolução de problemas complexos. No contexto educacional, a ferramenta se mostra especialmente eficaz para estimular a criatividade dos alunos e promover um aprendizado ativo. Durante a dinâmica, cada aluno construiu individualmente modelos representando sua visão de futuro e, em seguida, essas construções foram compartilhadas e debatidas em grupo. 

A atividade seguiu a fórmula de mudança de Dannemiller, um conceito que auxilia na compreensão de como a insatisfação com o presente, a visão de um futuro desejado e os primeiros passos concretos são fatores essenciais para que a mudança aconteça. A fórmula, composta pelos elementos D (Dissatisfação), V (Visão) e F (Primeiros Passos), deve ser maior que R (Resistência), para que a transformação seja possível. Essa teoria guiou os alunos ao longo da atividade, que consistiu em três etapas principais: construir uma visão de onde eles querem estar em 10 anos, identificar os primeiros passos necessários para alcançar essa visão e refletir sobre o que deve ser deixado para trás no presente. 

Para o professor Motta, a metodologia não apenas auxilia no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também provoca os alunos a refletirem de forma crítica e estratégica sobre seu futuro. “Muitos alunos chegam à faculdade sem uma clareza total sobre os próximos passos na carreira. Com essa atividade, conseguimos proporcionar uma visão mais clara e prática do que eles precisam começar a fazer hoje para alcançar seus objetivos de longo prazo”, destacou Motta. 

A dinâmica foi um sucesso entre os estudantes, que saíram da atividade mais motivados e conscientes da importância de ações concretas no presente para a construção de uma carreira sólida e alinhada com seus objetivos pessoais. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados