fbpx
voltar ao topo
Palácio do Comércio da FECAP participa mais uma vez da Jornada do Patrimônio
Palácio do Comércio da FECAP participa mais uma vez da Jornada do Patrimônio

Palácio do Comércio da FECAP participa mais uma vez da Jornada do Patrimônio

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) integrará, mais uma vez, com seu centenário Palácio do Comércio,...
Institucional | 08/08/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) integrará, mais uma vez, com seu centenário Palácio do Comércio, a Jornada do Patrimônio. O evento, realizado pela Prefeitura de São Paulo em diversos pontos da cidade nos dias 19 e 20 de agosto, tem como tema “Se a cidade, se a cidade fosse minha”.

A Jornada do Patrimônio foi instituída pela Lei Municipal nº 16.546/2016, com objetivo de valorizar o patrimônio cultural do Município de São Paulo e é também uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Foi inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, que são finais de semana dedicados a democratizar o acesso ao patrimônio cultural com a abertura de imóveis históricos tombados à visitação pública, com encontros e diversas ativações entre intervenções artísticas, instalações, exposições e passeios.

O evento acontece em diferentes regiões e envolve espaços públicos e privados, destacando a importância da preservação do patrimônio material e imaterial da cidade. É uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem melhor a história e cultura de São Paulo, por meio de seus monumentos, museus, praças, igrejas e outros lugares de interesse histórico e cultural.

A Jornada do Patrimônio 2023 também será um espaço aberto para que diversas histórias sejam contadas por meio da promoção de: Roteiro Cultural; Roteiro de Visitas a Imóveis; Conversas e Cursos.

PALÁCIO DO COMÉRCIO  

A FECAP participa da Jornada com o Palácio do Comércio, prédio da então Escola Prática de Comércio de São Paulo, doado à instituição em 1907. Construído com o apoio do Conde Álvares Penteado, maior benfeitor da escola, o local pode ser considerado uma joia arquitetônica. A construção deve ser um dos destaques da programação.  

Projetado por Carlos Eckman, o estilo da construção é eclético, apresenta elementos Art Nouveau presentes nas treliças de sustentação do prédio, no corrimão da escada e vitrais. Também possui estilo clássico presente nas colunas e no pé direito duplo. O escritório responsável pela obra possui diversas outras construções por SP, como a casa que abriga hoje a pós-graduação da FAU-USP e que era a casa da família Álvares Penteado, em Higienópolis, casarão situado na Rua Maranhão, 88 (Vila Penteado), onde o Conde morou e que mais tarde foi doado pelos irmãos Armando e Sylvio Penteado para a escola de arquitetura da USP.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados