fbpx

Centro Universitário FECAP: Uma jornada de 121 anos impactando vidas através da educação

Centro Universitário coleciona títulos e transforma vidas por meio da Educação Preparem as...
Institucional | 02/06/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Centro Universitário coleciona títulos e transforma vidas por meio da Educação

Preparem as velinhas (e não são poucas), porque hoje, 02 de junho, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) completa 121 anos de pura dedicação à educação e mudança de vidas. Desde sua fundação em 1902, nossa instituição tem se destacado em transformar pessoas e organizações, gerando um impacto positivo na sociedade. 

Mas qual o segredo desse centro universitário que coleciona tantos sucessos?  

Dá só uma olhada nessas conquistas que impressionam: 

  • Mais de 70 artigos publicados em periódicos nos últimos 2 anos; 
  • Mais de 40 trabalhos publicados nos principais eventos da área nos últimos 2 anos; 
  • Mais de 250 alunos arrasando no programa de intercâmbio. Quem não quer ter essa experiência inesquecível? 
  • Mais de 2.000 horas de gravação de aulas, palestras e eventos por ano; 
  • Mais de 200 alunos contemplados com Bolsa Atleta nos últimos 2 anos. A FECAP investindo no talento e no esporte! 
  • E tem mais! Dois novos cursos superiores de Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação. O futuro chegou na FECAP! 
  • Ah, e não podemos esquecer dos mais de 400 computadores disponíveis para os alunos de tecnologia e toda a comunidade Alvarista; 
  • A primeira escola a ofertar o curso técnico de Inteligência Artificial no Brasil; 
  • Por último, mas não menos importante, mais de 300 estudantes sendo acolhidos por 17 coletivos estudantis. União e diversidade é com a FECAP! 

E aí, não dá vontade de fazer parte dessa história de sucesso? A FECAP está aí para mostrar que a educação transforma vidas e que o conhecimento é o caminho para um futuro brilhante. 

SAIBA MAIS SOBRE A FECAP

FUNDAÇÃO E PIONEIRISMO: A FECAP foi criada em 1902 a partir de doações de empreendedores da época, entre eles o conde Álvares Penteado, um rico barão de café que precisava de contadores (na época chamados guarda-livros) para cuidar de seus negócios. No início, os cursos eram gratuitos e capacitavam quem se interessasse por comércio na cidade de São Paulo. A escola de comércio detém desde 1915 a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil. São da FECAP, ainda, o primeiro curso técnico na área de Contabilidade e o primeiro curso superior de Economia do País. 

PALÁCIO DO COMÉRCIO: o conde Álvares Penteado mandou construir a primeira sede própria da FECAP. O casarão com estética art nouveau foi projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, está localizado próximo ao marco zero da Cidade, no Largo São Francisco, e foi inaugurado em dezembro de 1908. Hoje tombado pelo patrimônio histórico, é considerado uma das joias arquitetônicas de São Paulo, e sua construção foi feita com mármores e decoração trazida diretamente da Europa.

TESTEMUNHA DA HISTÓRIA: o Palácio do Comércio foi cenário da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento paulista contrário ao governo de Getúlio Vargas e que pleiteava uma Constituição para o Brasil. A FECAP auxiliou na arrecadação e guarda dos recursos que custeariam os insurgentes da revolução.  

Outra importante figura que tem ligação com a história da FECAP é Mario de Andrade, um dos fundadores do modernismo no Brasil. Ele reunia grupos de intelectuais para discutir sobre folclore e cultura brasileira no prédio do Largo São Francisco. Mário também chegou a estudar por um curto período na FECAP, pois acreditava que deveria seguir a carreira de seu pai, que era guarda-livros. 

EX-ALUNO FUNDADOR DO ITAÚ/UNIBANCO: João Teotônio Moreira Salles é um dos mais ilustres ex-alunos da FECAP. Nascido ainda no século XIX na cidade mineira de Cambuí, ele soube da fama da escola de comércio, mas como não tinha dinheiro, fez o trajeto até São Paulo a pé. Na capital paulista, dormia à noite na loja em que trabalhava durante o dia. Ao se formar em uma das primeiras turmas, em 1908, voltou para Minas Gerais e lá fundou uma espécie de correspondente bancário já que na época os bancos não possuíam agências espalhadas por todo o nosso território. Assim, nasceu o embrião para a criação da União de Bancos Brasileiros, ou Unibanco, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, adquirida anos depois pelo Itaú.

CRESCIMENTO: com o crescimento dos cursos, a FECAP adquiriu na década de 1960 um terreno na Liberdade, um bairro esquecido e marginalizado à época – e que abrigou um grande quilombo durante a escravidão no Brasil – inaugurando o novo campus em 1972, sede do centro universitário até hoje. Os cursos de pós-graduação iniciaram e 1983, e os cursos de mestrado surgiram no início dos anos 2000.

DIAS ATUAIS: com seu campus principal localizado no coração da capital paulista, na Avenida da Liberdade, o centro universitário proporciona formação de alta qualidade por meio do Ensino Médio (incluindo cursos regulares e técnicos, do Colégio FECAP), Graduação, Especialização, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Todos os professores da FECAP são mestres ou doutores em suas áreas de atuação.

INDICADORES DE QUALIDADE: diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP.

Nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Nota 5 (máxima) no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021

Reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação

Nota máxima no MEC em âmbito nacional, está entre as 5,7% IES cadastradas, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados