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Hackathon Liberdade premia três soluções focadas em problemáticas urbanas da região

Vencedores receberam uma premiação total de R$ 30 mil; evento aconteceu neste final de...
Institucional | 22/04/2023
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Vencedores receberam uma premiação total de R$ 30 mil; evento aconteceu neste final de semana 

O Hackathon Ade Sampa Bairro da Liberdade, focado em buscar soluções para a requalificação urbana do território, premiou três soluções durante o evento que aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril. A maratona hacker foi realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Além de brindes, as equipes vencedoras receberam uma premiação total de R$ 30 mil. A atividade foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do vereador Marlon Luz e recebeu apoio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). 

A iniciativa reuniu 110 profissionais de áreas como marketing, design, programação, desenvolvimento, comunicação, gestão, entre outros. Os participantes foram divididos em 24 grupos e receberam mentorias especializadas de 27 mentores que atuaram entre os três dias de evento. Os participantes foram desafiados a criar soluções tecnológicas focadas na requalificação urbana da região da Liberdade, a exemplo de escoamento de lixo, acessibilidade, segurança, fomento do turismo e da cultura geekie e, ainda, a utilização dos espaços para uso comercial e mobilidade. 

“O Hackathon foi fundamental para que pudéssemos encontrar soluções tecnológicas que visam o desenvolvimento da requalificação urbana da região da Liberdade. Durante a maratona de programação, os participantes puderem propor soluções para diversos eixos como iluminação; resíduos sólidos e coleta de lixo; requalificação do fluxo e tráfego de veículos; turismo; acessibilidade, entre outros. A maratona é uma maneira de expandir a participação social e valorizar as iniciativas inovadoras dos jovens paulistanos”, declara o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior. 

Os três projetos vencedores receberam um aporte financeiro total no valor de R$ 30 mil. O primeiro colocado, a equipe Shoyu, apresentou uma solução com o objetivo de reduzir a superlotação de turistas e moradores locais em ruas específicas do bairro, e recebeu R$ 15 mil. O segundo colocado, a Harumaki, recebeu R$ 10 mil e criou a ideia de instalação de lixeiras inteligentes e de dimensões customizáveis para reduzir o lixo espalhado pela região. Já o terceiro lugar, que levou R$ 5 mil, a equipe Sashimi apresentou a ideia de um guia turístico inteligente para pedestres. 

“O Hackathon Ade Sampa trouxe inúmeras soluções inovadoras para a requalificação urbana do bairro da Liberdade. Considerada um importante polo cultural, turístico e comercial da Cidade de São Paulo, a região oferece muitos atrativos para os moradores locais e turistas que visitam a capital paulista diariamente. Essa ação conjunta entre a Agência São Paulo de Desenvolvimento e a Prefeitura para promover maratonas hackers traz para o município não só importantes debates para o desenvolvimento local, mas também a criação de soluções de impacto que fortalecem a cidade, geram emprego e renda e, também, promovem uma São Paulo ainda melhor para todos”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Conheça as soluções vencedoras: 

Equipe Shoyu – Apresentou a solução Cola Aqui, com o objetivo de reduzir a superlotação de turistas e moradores locais em ruas específicas do bairro e permitir que essas pessoas conheçam outras áreas da região. A ideia é que a plataforma trabalhe com geolocalização em tempo real, inteligência de dados, segmentação de acordo com as preferências do usuário e deslocamento de grupos com análise da capacidade de eventos. 

Equipe Harumaki – O grupo criou a ideia de instalação de lixeiras inteligentes e de dimensões customizáveis para reduzir o lixo espalhado pela região. A plataforma tem o objetivo de trabalhar com a previsibilidade da quantidade de resíduos que o bairro gera por dia, por hora e por minuto e, ainda, gera pontos que são trocados por vouchers no comércio da região. 

Equipe Sashimi – A equipe apresentou a ideia da criação de um guia turístico inteligente para pedestres, com programa de recompensas para os usuários, com itinerários personalizados e dinâmicos. 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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