fbpx
voltar ao topo

Chat GPT: mundo nunca mais será como antes depois da ferramenta, afirma especialista

O Chat GPT, chatbot de inteligência artificial da Open AI, está gerando muita...
Imprensa | 03/04/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Chat GPT, chatbot de inteligência artificial da Open AI, está gerando muita repercussão e controvérsia, para o bem e para o mal. Na opinião de David de Oliveira Lemes, coordenador do curso de Ciência da Computação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), a ferramenta representa um marco tecnológico e “o mundo nunca mais será como antes” depois dela. 

O QUE É O CHAT GPT? 

O ChatGPT é considerado por muitos especialistas como um marco revolucionário no setor de tecnologia, especialmente na área de processamento de linguagem natural (PLN), pois é um modelo de linguagem baseado em aprendizado de máquina que utiliza uma arquitetura de rede neural de grande escala, com bilhões de parâmetros, para gerar respostas precisas e fluentes em uma variedade de tarefas. 

A tecnologia é capaz de gerar respostas precisas e fluentes em várias tarefas de linguagem natural, o que pode ser útil em diversas aplicações, como chatbots, assistentes virtuais e sistemas de recomendação. Também é capaz de processar grandes quantidades de dados de maneira eficiente, o que pode reduzir o tempo necessário para treinar modelos de linguagem. Além disso, é capaz de generalizar para novas tarefas de processamento de linguagem natural sem a necessidade de treinamento adicional, o que significa que ele pode ser aplicado a uma ampla variedade de aplicações. 
 

“Podemos afirmar que é considerado um marco revolucionário porque foi capaz de superar muitos dos desafios que antes impediam a criação de modelos de linguagem precisos e fluentes em tarefas de PLN. Com seus bilhões de parâmetros e uma arquitetura de rede neural sofisticada, o ChatGPT pode capturar nuances complexas da linguagem e produzir respostas humanas naturalmente, como se fossem escritas por um ser humano”, afirma Lemos. 

IMPACTO NO MERCADO DE TI 

O ChatGPT pode ter um impacto positivo no mercado de Tecnologia da Informação (TI) Como um modelo de inteligência artificial avançada e capaz de realizar diversas tarefas relacionadas à linguagem natural, como geração de texto, tradução, sumarização e resposta a perguntas. 

“Por exemplo, o ChatGPT pode ser utilizado para desenvolver chatbots inteligentes que possam ser utilizados em atendimento ao cliente, suporte técnico e outras tarefas relacionadas ao serviço ou suporte ao cliente. Esses chatbots podem melhorar a eficiência e a experiência do cliente, além de reduzir o tempo de espera e custos operacionais para as empresas das mais diversas áreas”, acrescenta o professor universitário. 
 
No entanto, afirma o especialista, a tecnologia também pode ter um impacto negativo no mercado de TI se for utilizada de maneira inadequada ou mal-intencionada. 

“Por exemplo, ela pode ser utilizada para desenvolver sistemas de desinformação ou propaganda enganosa. Por isso, é fundamental que o ChatGPT seja utilizado de maneira ética e responsável, e que os desenvolvedores e usuários considerem cuidadosamente os possíveis impactos positivos e negativos antes de implementá-la em suas aplicações”, diz. 

Empresas como Google, Amazon e Facebook já possuem seus próprios sistemas de processamento de linguagem natural, mas o ChatGPT pode representar uma ameaça à sua posição no mercado, especialmente em tarefas de PLN mais complexas. 

“As empresas que não conseguirem acompanhar o ritmo do desenvolvimento do ChatGPT podem perder terreno em relação a seus concorrentes.  Vale aqui lembrar que a Microsoft, uma gigante do setor, é parceira da OpenAI em diversos projetos, inclusive lancará em breve o Copilot, é uma ferramenta do Microsoft 365 que utiliza uma tecnologia baseada no ChatGPT dentro do Word, PowerPoint, Excel, Outlook, Teams e mais”. 

Contudo, assim como outros modelos de linguagem baseados em aprendizado de máquina, o ChatGPT pode apresentar viés em relação a determinados grupos ou temas, o que pode resultar em respostas tendenciosas ou prejudiciais. 

“Como requer grandes quantidades de dados para treinamento, pode levantar questões de privacidade e segurança, especialmente se os dados incluírem informações sensíveis ou pessoais. Ao que me parece, o mundo nunca mais será como antes”, finaliza o professor universitário. 

O especialista: David de Oliveira Lemes é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Possui mais de 15 anos de experiência na docência no ensino superior e mais de 25 anos de atuação na área de tecnologia. É consultor na área de educação e tecnologia, já tendo atendido instituições como Insper, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, instituto Singularidades, Editora Moderna, Grupo Santillana, Sesc, Editora Abril, Placar, TV Globo, entre outros. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados