fbpx

FECAP integra a Jornada do Patrimônio 2022

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) integrará, mais uma vez, a...
Institucional | 05/08/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) integrará, mais uma vez, a Jornada do Patrimônio 2022, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo nos dias 20 e 21 de agosto, com o tema “Tão perto, tão longe”. Este ano será marcado pela volta do evento presencial, após duas edições (2021 e 2020) realizadas de forma on-line por conta da pandemia de Covid-19.  

A JORNADA  

O evento é inspirado nas Journées Européennes du Patrimoine, que são finais de semana dedicados a democratizar o acesso ao patrimônio cultural com a abertura de imóveis históricos tombados à visitação pública, com encontros e diversas ativações entre intervenções artísticas, instalações, exposições e passeios.  

Este ano, em sua oitava edição, a Jornada do Patrimônio 2022 traz como objetivo a discussão das diferentes centralidades de São Paulo, e seus vínculos com o patrimônio cultural material e imaterial, invertendo certas dinâmicas e sensos comuns, e dando atenção ao patrimônio e às práticas culturais de regiões que nem sempre estão no centro dos debates.  

PALÁCIO DO COMÉRCIO  

A FECAP participa da Jornada com o Palácio do Comércio, prédio da então Escola Prática de Comércio de São Paulo, doado à instituição em 1907. Construído com o apoio do Conde Álvares Penteado, maior benfeitor da escola, o local pode ser considerado uma joia arquitetônica. A construção deve ser um dos destaques da programação.  

Projetado por Carlos Eckman, o estilo da construção é eclético, apresenta elementos Art Nouveau presentes nas treliças de sustentação do prédio, no corrimão da escada e vitrais. Também possui estilo clássico presente nas colunas e no pé direito duplo. O escritório responsável pela obra possui diversas outras construções por SP, como a casa que abriga hoje a pós-graduação da FAU-USP e que era a casa da família Álvares Penteado, em Higienópolis, casarão situado na Rua Maranhão, 88 (Vila Penteado), onde o Conde morou e que mais tarde foi doado pelos irmãos Armando e Sylvio Penteado para a escola de arquitetura da USP.  

Para conhecer mais sobre o prédio, a história de nossa instituição bem como das pessoas que por aqui passaram, não deixe de nos visitar nos dias 20 e 21 de agosto no Largo São Francisco, 19. 

Até lá! 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados