fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluna retomou curso 14 anos depois e concluiu sonho de estudar na FECAP

A ex-aluna da FECAP Daniela Sacramento teve de dar uma pausa no sonho por um motivo maior, mas...
Sem categoria | 31/08/2021
Compartilhe :

A ex-aluna da Graduação em Administração da FECAP Daniela Sacramento iniciou os estudos em 2002, mas teve de dar uma pausa no sonho por um motivo maior. Retornou em 2016 aos bancos escolares e se formou em 2019. Hoje, atua como executiva em uma corretora de seguros. 

A seguir, ela conta um pouco da sua trajetória profissional e pessoal e como a FECAP esteve presente em sua vida. 

“A FECAP é uma paixão antiga. Quando finalizei o Ensino Médio, me veio a grande dúvida do que queria para a minha vida: o que fazer, por onde começar?  

Comecei a pesquisar faculdades bem avaliadas, de tradição, com fácil acesso e valores acessíveis e que ainda tivesse o melhor ensino. Achei que jamais encontraria algo assim, pesquisei algumas faculdades que eram muito boas, mas os valores absurdos, ou com valores ótimos, mas sem nenhuma qualidade no ensino. 

Quando pisei na FECAP pela primeira vez, eu sabia que tinha encontrado o que procurava. Entrei para conhecer o Campus Liberdade, achei tudo muito lindo, sofisticado, uma faculdade completa, do jeito com que eu sonhava. 

Em 2002, comecei a estudar na FECAP, no curso de Administração com ênfase em comércio exterior, eu simplesmente amava tudo na FECAP. Os professores excelentes, que faziam questão de ensinar até a gente aprender, os reforços nas aulas de Monitoria para quem tinha um pouco mais de dificuldade, as feirinhas que a faculdade fazia trazendo as empresas para próximo dos alunos, a biblioteca, as instalações do prédio, teatro, quadras, as salas de aulas, tudo me fazia querer estar ali. 

Quando aluna, eu achava que não ia dar conta de tanta atividade a que precisávamos nos dedicar, aulas com bastante conteúdo, PDP, as atividades de casa, palestras, seminários, tudo meio que ao mesmo tempo. Sempre me passava na cabeça: será que vou conseguir, será que vou dar conta de tudo? (Mal sabia eu que a vida é assim né? Que temos que dar conta de tudo ao mesmo tempo, e o que a FECAP fazia era me preparar para isso). 

Estudando na FECAP, comecei a estagiar em uma empresa de comércio exterior e tive grandes oportunidades de crescimento. Estudei o 1º e 2º ano com sucesso, mas em 2004 tive que parar a faculdade e o estágio porque engravidei. Foi uma época bem difícil. Tive que tomar muitas decisões em minha vida e optei por parar os estudos e o estágio para dar uma reiniciada em minha vida. 

Quando se para de estudar, é muito difícil retomar, mas, ausente da faculdade, eu fiz alguns cursos que me ajudaram a não parar de vez. Mesmo fora da faculdade, a FECAP continuou fazendo parte da minha vida, muito do que eu tinha aprendido nos 2 anos completos que estudei, usei ao retornar a vida profissional. Comecei a trabalhar em uma corretora de seguros, apliquei muita coisa que eu tinha aprendido em aula e aos poucos fui tendo destaques na empresa. 

Em 2016, decidi tirar essa pausa dos estudos. E com muito mais experiência em minha vida, tinha novamente um leque de opções para retomar os estudos, mas novamente só me vinha a FECAP em minha cabeça, pois pensava: “Se consegui aplicar tanto aprendizado em dois anos de estudo, imagina fazendo o curso completo?”. 

Foi uma das melhores decisões que tomei na vida. Após retomar os estudos, não foi fácil relembrar tudo que estava anos parado na cabeça sem estudar, mas com muita força de vontade aos poucos fui relembrando tudo e adquirindo novos conhecimentos e cada vez mais conteúdos, conceitos, teorias, estudos de casos, experiências e aos poucos fui aplicando tudo que aprendi na empresa e não tenho dúvidas de que estou em um caminho de grande crescimento na minha vida. E tenho certeza de que irei muito longe. 

Cada aula da faculdade fez toda diferença na minha vida profissional, difícil escolher uma porque todas foram muito importantes. 

As aulas de Logística da professora Sandra e de Relações Internacionais da professora Suzana me motivaram muito a implantar seguros de transportes e cargas nacionais e internacionais na corretora.  

Os estudos de caso das aulas de empreendedorismo do professor Artur sempre me faziam pensar em novos projetos, tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Motivaram demais com tantos altos e baixos na vida de um empreendedor de sucesso. Não só motivando motivandom nas também mostrando diversos caminhos para nunca desistir. 

Os painéis de gestão, Dashboards, que conheci nas aulas do Lugoboni fizeram muita diferença na minha vida profissional. Me fizeram querer saber mais sobre o assunto, fiz alguns cursos me aperfeiçoando, e hoje consigo, com alguns cliques no Excel, ter o controle de diversos departamentos em um só lugar. Tenho muitos outros exemplos aprendidos em sala de aula. 

Hoje trabalho na gestão administrativa e operacional da empresa, atuando como executiva em seguros, especialista em dashboards, sócia da Athena Corretora de Seguros. 

Com certeza todo aprendizado que tive na FECAP, em relação à gestão e administração, foi fundamental para minha carreira. Utilizo muitas das ferramentas aprendidas nas aulas até hoje.  

Eu sempre recomendo a FECAP e inclusive pretendo voltar muito breve para me aperfeiçoar ainda mais. Essa ‘verdinha’ vicia a gente!” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTAGRAM

Quer saber mais sobre a FECAP?