fbpx

Alumia oferece bolsas de estudo remuneradas para Iniciação Científica na FECAP

O Programa de Iniciação Científica, com apoio da Alumia Educacional, vai patrocinar duas bolsas...
Iniciação Científica | 04/05/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Programa de Iniciação Científica, com apoio da Alumia Educacional, vai patrocinar duas bolsas de Iniciação Científica remuneradas, pelo período de dez meses, no valor de R$ 300 mensais, com início em 01/08/2021 e término em 31/05/2022. Podem participar alunos de qualquer curso de Graduação da FECAP que estejam cursando o 4 º, 5 º ou 6 º semestres.  

 

INSCRIÇÕES 

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário on-line clicando aqui e anexar uma carta de intenção, relatando: uma breve apresentação, quais as motivações para participar do programa, e quais benefícios acredita que o programa trará para o seu desenvolvimento. As inscrições podem ser feitas entre os dias 05 e 31 de maio de 2021. 

A seleção será feita considerando o desempenho acadêmico do aluno no semestre de 2020-2 e também seu perfil socioeconômico. A divulgação dos dois alunos contemplados está prevista para acontecer até dia 30 de junho. 

 

TEMAS DAS PESQUISAS 

As bolsas serão oferecidas para a realização de projetos nas seguintes linhas (um aluno selecionado para cada linha): 

Linha 1: Avaliação do perfil sócio demográfico do estudante de pós-graduação lato sensu na modalidade EAD, com intuito de definir os fatores motivacionais que levam à tomada de decisão por essa modalidade de curso. 

Linha 2: Avaliação do perfil de egresso e a sua comparação com o perfil do ingressante com vistas a investigar as mudanças promovidas pelo curso escolhido. 

O aluno será orientado por um professor da FECAP, selecionado pela Pró-reitora de Extensão e Desenvolvimento, e contará com um coorientador profissional da Alumia com título de doutor e comprovada experiência em orientação de pesquisa. 

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica feita por alunos de graduação que desejam ter uma experiência em pesquisa científica. O estudante trabalha em um projeto de pesquisa sob orientação de um professor, para desenvolver o pensamento científico. 

Há a possibilidade de, ao final do curso de Graduação, o trabalho de Iniciação Científica que foi publicado ser utilizado como nota do Trabalho de Conclusão de Curso, dispensando a necessidade de o aluno elaborar a tradicional monografia. Mas isso depende de curso para curso, por isso vale a pena consultar as regras do seu curso.  

Além disso, o estudante pesquisador obtém outras vantagens ao participar do projeto, como:  

  • Despertar vocação científica e incentivar os estudantes de graduação na participação de projetos de pesquisa;     
  • Possibilidade de utilização do projeto de Iniciação Científica como Trabalho de Conclusão de Graduação, de acordo com as regras de cada curso. 

Saiba mais: https://www.fecap.br/iniciacao-cientifica/ 

 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados