fbpx
voltar ao topo

Alumni Alvarista: Ex-aluno da FECAP, Rodrigo atua no Rappi

Rodrigo Joze é mais um ex-aluno da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formado em...
Alumni | 25/11/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Rodrigo Joze é mais um ex-aluno da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Formado em Administração recentemente, hoje ele atua como Commercial Assistant Farmer no Rappi. 

Foi coisa do destino o Rodrigo estudar na FECAP. Era para ser. “Fui aprovado, além da FECAP, em outras três universidades, PUC, Mackenzie e FIAP, pelo Prouni, com bolsa integral em todas elas”. 

O ex-aluno conta que para escolher entre as universidades, levou em conta avaliações do MEC, como o ENADE, e visitou todas as instituições. “De cara, vi a grande diferença da FECAP. Passei três semanas visitando regularmente a FECAP e notei uma diferença enorme nas estruturas físicas, do ponto de vista de qualidade, investimento, seriedade e preocupação, real, com a educação e desenvolvimento do aluno. Me convenci, sem dúvidas, pela FECAP, ao conversar abertamente com o vice-reitor, Taiguara, pois senti muita confiança e sinceridade”, relembra. 

Na opinião de Rodrigo, a formação recebida na FECAP foi, sem dúvida, um diferencial que abriu portas para ele no mercado de trabalho. “A FECAP é bem reconhecida em áreas como consultoria, auditoria e bancos, e sempre que eu participava de processos seletivos nessas áreas, chamava atenção dos recrutadores nitidamente. Eu já sabia, antecipadamente, que essas empresas tinham Alvaristas em grande quantidade em seus quadros de colaboradores. É uma marca, um carimbo, um selo de qualidade ser formado pela FECAP, e as empresas que a conhecem nos colocam à frente e nos olham de outra forma, é um fato”. 

O ex-aluno diz que um dos programas que mais lhe deram ‘trabalho’, mas que hoje ele vê como extremamente positivo foi o programa PEDP – que tinha por objetivo formar um melhor profissional, mais antenado, mais crítico e analítico. 

“O programa nos tirava da zona de conforto, fazendo-nos ler diversos livros sobre gestão e outros importantes da área de negócios, por exemplo, além de nos forçar a estar sempre bem informados sobre as principais notícias do País e do mundo. Éramos avaliados semestralmente, de forma cansativa, mas era um programa que ia muito além de cumprir uma grade curricular para a formação de um administrador comum”. 

Outro aspecto que ele destaca como importante é a qualidade dos professores da FECAP. “Professores que tinham muita experiência de mercado e, também, referência acadêmica. Eram aulas bem embasadas teoricamente, mas com exemplos práticos e conhecimento de causa. Destaco, principalmente, mas não só, os professores das aulas de finanças, marketing e operações, que conseguiam traduzir e me fazer entender, facilmente, os conceitos”. 

Atualmente, o ex-aluno trabalha no superapp de delivery Rappi. “Atuo dentro de um time de operações comerciais, SalesOps, focado na vertical de restaurantes, com a missão de desenvolver e dar todo suporte às operações desses parceiros, e com muita energia em fazê-los performar e crescer. Um time bem desafiador, com muita pressão e desafios diários”.  

Rodrigo também já trabalhou em outra startup, o QuintoAndar, na área de operações, como Backoffice, dando suporte e ajudando a melhorar uma parte do processo da experiência do consumidor dentro do app. 

“Meu trabalho, atualmente, me faz recordar de aulas como Operações, pois temos foco em desenvolver ações e atividades para ajudar o nosso parceiro a fazer mais e melhor, ou seja, ser eficaz e eficiente. Para isso, devemos conhecer a cadeia de operação dos restaurantes e suas métricas, por exemplo. O que aprendi nas aulas de Marketing também faz parte do meu dia, e todos os dias, para trabalhar conceitos de visibilidade, posicionamento, funil de vendas, abordagens e conhecimento de todo o processo de compra e experiência do consumidor e usuário”. 

Anteriormente, Rodrigo também já trabalhou no setor corporativo da hotelaria, na empresa número 1 no Brasil, e número 2 no mundo, a Accor, como estagiário da área de Inteligência Comercial, auxiliando a estruturar uma nova área com foco em agrupar, organizar e gerar insights para a área comercial.  

Para finalizar, ele diz se recomendaria a FECAP para outro estudante. “Sim, e muito. A formação vai além de cumprir uma grade curricular estipulada pelo MEC. Na FECAP, o foco é no profissional de forma holística, entendendo que somos muito mais que apenas um executador, mas que devemos ser muito críticos e analíticos. Para isso, espere muito trabalho, leitura e estudo, porque isso não é tão simples de desenvolver, mas vale muito a pena”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados