fbpx

2º Edição da Semana Desafios discute Educação e Chatbot

O Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades...
Colégio | 03/11/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades diferenciadas para instigar a inovação e envolver os alunos do Ensino Médio Técnico da Instituição. 

A abertura do evento no curso de Inteligência Artificial recebeu um profissional de mercado para um bate-papo sobre Chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas). O desafio da turma foi aplicar um Chatbot na Educação. 

A turma já havia tido contato com os recursos do Watson, da IBM, no início do ano. O professor Rafael Rosseti (PUC, FIAP) foi convidado para demonstrar a ferramenta BLIP e os orientou na criação de um primeiro protótipo.

“Durante um período de três horas, os alunos mergulharam no mundo dos bots. A quase totalidade dos alunos demonstrou grande criatividade, usaram memes para responder algumas perguntas dos usuários e terminaram o dia sendo elogiados pelo professor Rosseti.

Conversar com robôs está cada vez mais comum, provavelmente você já deve ter conversado com algum, seja no atendimento do banco, pedindo um lanche ou comprando um ingresso para o cinema. Economizam tempo, recursos e resolvem a maioria dos problemas dos clientes. Entretanto, se não forem bem concebidos, podem gerar o efeito oposto ao desejado. 

A disciplina soluções de inteligência artificial para negócios ministrada pela professora Evelyn Cid, trabalhou com os alunos o impacto que os chatbots estão trazendo para as empresas no mercado, como exemplos a Bia do Bradesco, Bahianinho das Casas Bahia, Zendesk Chat do UBER e a Lu da Mazine Luiza. Com a junção das outras disciplinas do curso os alunos sentiram se preparados para o desafio proposto de desenvolver um chatbot para educação. 

“Fomos surpreendidos com o resultado final, as equipes desenvolveram chatbots que resolviam problemas no seu dia –a – dia na escola, de um ajudante para dúvidas em conteúdo, a um apresentador do colégio Fecap com direito a tour virtual”, diz Evelyn.

O objetivo do curso é ser totalmente hands-on, onde o aluno aplique o conhecimento adquirido nas disciplinas nas soluções de problemas e inovações.

Veja exemplos dos trabalhos desenvolvidos:

 

 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados