fbpx

2º Edição da Semana Desafios busca solução para queimadas no pantanal

O Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades...
Colégio | 30/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O Colégio FECAP realizou a 2ª edição da Semana Desafios, uma série de atividades diferenciadas para instigar a inovação e envolver os alunos do Ensino Médio Técnico da Instituição. 

O desafio do curso de Meio Ambiente foi buscar uma solução para as queimadas no Pantanal. Desde o mês de julho, o bioma vem sofrendo com diversos pontos de incêndios, afetando negativamente a fauna, a flora e também a população local. 

Pensando nisso, o 1º ano do curso técnico de Meio Ambiente elaborou uma proposta para mitigar esses impactos. Ao todo foram 17 alunos envolvidos, trabalhando em 4 grupos, que projetaram soluções diferentes de combate aos incêndios, melhora na saúde humana, remediação da extinção de espécies animais e vegetais e avaliação e monitoramento dos recursos naturais, como solo e ar.  

A professora Bianca Corá explica que os estudantes criaram um laboratório de análise ambiental na região afetada, e o principal objetivo era monitorar os impactos das queimadas no solo e na atmosfera, selecionando as técnicas analíticas e amostragem de acordo com o parâmetro analisado (solo e ar), como a cromatografia líquida e gasosa, gravimetria, entre outros. 

“Além disso, cada grupo programou um Arduíno para medição do material particulado, poluente atmosférico associado a várias doenças, como as cardiorrespiratórias. Dessa forma, as soluções encontradas garantem a máxima qualidade no monitoramento e auxiliam as outras áreas para que possam aplicar formas de mitigação eficientes. O resultado da Semana Desafio é a inserção dos nossos estudantes no mercado de trabalho, tornando-os profissionais atuantes na área ambiental”, diz.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados