fbpx

Saiba tudo sobre os cursos técnicos do Colégio FECAP

Pensando em estudar no Colégio FECAP? Mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares...
Colégio | 23/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Pensando em estudar no Colégio FECAP? Mantido pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), que oferece aos alunos a opção de cursar também o Ensino Médio Técnico Concomitante. 

O aluno estuda as mesmas disciplinas da grade comum, com a carga de 2.500 horas distribuídas durante as três séries. Além disso, a formação é complementada, de forma concomitante ao Ensino Médio,  com a carga de aproximadamente 1.000 horas, e o aluno pode optar por fazer  um dos seguintes cursos: Administração, Comércio Exterior, Hospedagem, Informática, Inteligência Artificial, Meio Ambiente, Multimídia, Produção de Áudio e Vídeo, Programação de Jogos Digitais e Publicidade. 

Para ajudar você na escolha, a coordenadora, Evelyn Cid, elencou a seguir os principais diferenciais do Colégio, para tirar as suas principais dúvidas. 

No Ensino Técnico, qual a principal diferença do Colégio FECAP para outras instituições? 

O ensino técnico do Colégio Fecap é conectado ao futuro. Um exemplo? Foi na FECAP que surgiu o primeiro curso técnico de Inteligência Artificial do Brasil. E essa conexão com o futuro ocorre em todos os cursos técnicos, sempre buscando o que de mais inovador existe em cada área, além de proporcionar ao aluno uma vivência entre o curso técnico e o mercado por meio de atividades com empresas do setor. 

O que o aluno vai aprender durante o curso Ensino Médio Técnico? 

Administração: O curso técnico em Administração proporciona ao aluno conhecimento em todas as áreas da organização, como gestão de pessoas, finanças, fornecedores, logística e marketing. Com o empreendedorismo, é possível colocar em prática no seu próprio negócio os conteúdos apresentados. 

Comércio Exterior: O curso técnico em Comércio Exterior permite que o aluno aprenda qual é o processo das operações de importação e exportação, através de uma série de regras e leis que devem ser respeitadas nessas transações comerciais entre diferentes países.  

Meio Ambiente: O curso técnico em Meio Ambiente prepara o aluno para empregar práticas ambientalmente corretas na produção industrial ou na prestação de serviços. Através do conhecimento em diversas áreas, como energia, ecologia, práticas de químicas ambientais, saúde coletiva, legislação ambiental, microbiologia e muito mais. 

Hospedagem: O curso técnico em Hospedagem proporciona conhecimento sobre toda a gestão hoteleira, por meio do conhecimento em governança, logística de processos hoteleiros, gestão da qualidade, gestão de pessoas, além de conteúdos relacionados a alimentos e bebidas. 

Informática: O curso técnico em informática proporciona ao aluno conhecimentos para o desenvolvimento de soluções tecnológicas por meio do conhecimento em lógica de programação, linguagem de programação, banco de dados, programação mobile, redes de computadores e robótica.  

Programação de Jogos: O curso técnico em Programação de Jogos Digitais proporciona ao aluno entender todo o processo de desenvolvimento de um jogo através dos roteiros, lógica de programação, animação 2D e 3D, game design, interfaces, design de personagens e muita programação na engine.  

Multimídia: No curso técnico em Multimídia, o aluno irá aprender a desempenhar atividades de criação, desenvolvimento e produção de publicações digitais, trabalhos com conteúdo de sites, produções audiovisuais, através das disciplinas de composição gráfica, áudio, fotografia, edição de vídeos, editoração digital e redação multimídia. 

Publicidade: O aluno irá desenvolver habilidades necessárias para a atuação em marketing, produção gráfica e audiovisual, criação publicitária, pesquisa de mercado e planejamento de campanhas através das disciplinas como direção de arte, mídia, audiovisual, fotografia e marketing. 

Produção de Áudio e Vídeo: O aluno irá aprender a operar equipamentos de áudio e vídeo. Utilizar tecnologias de tratamento acústico, imagem, luminosidade e animação. Tudo focado na produção audiovisual através das disciplinas de roteiro, fotografia, áudio, edição de vídeo, direção de arte e pós-produção. 

Inteligência Artificial: O aluno irá entender como a inteligência artificial permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, indo além da programação de ordens específicas para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões de grandes bases de dados, através das disciplinas lógica com Python, arquitetura de dados, robótica e Iot, big data, programação, estatística, plataformas cognitivas e reconhecimento de voz.  

Qual é o principal benefício ou diferencial no mercado de trabalho para o aluno que tem o Ensino Médio Técnico no currículo? 

Quando o aluno finaliza seu curso técnico e decide fazer uma graduação na área do curso, ele tem diversas vantagens. O conteúdo já adquirido no técnico favorece o entendimento das disciplinas da graduação e aumenta as chances na hora do aluno conquistar seu estágio.  

Caso o aluno não siga a área do curso técnico, o conteúdo estudado ainda assim pode ajudá-lo no futuro, por toda a prática e vivência empresarial que temos nos cursos. 

Além das disciplinas comuns do currículo do Ensino Médio, o Colégio FECAP oferece para os alunos do 1º, 2º e 3º ano atividades de orientação educacional, que são ministradas pelo orientador educacional de cada série, uma vez por semana, abordando temas como prevenção ao bullying, ansiedade, impacto de tecnologias, convivência em grupo, prevenção às drogas, entre outros. 

Saiba mais!

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados