fbpx

Saiba tudo sobre o Mestrado da FECAP

O título de Mestre é uma das fórmulas para trilhar uma carreira de sucesso. Pesquisas recentes...
Mestrado | 23/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O título de Mestre é uma das fórmulas para trilhar uma carreira de sucesso. Pesquisas recentes indicam que apenas 0,8% da população brasileira possui mestrado. Diante do número de desempregados no país, atesta-se a relevância de mão de obra qualificada. 

Principal diferencial em currículos de executivos e profissionais liberais em gestão de negócios, um título com a marca FECAP traz ainda mais importância para carreiras em ascensão. 

Com propriedade no assunto, os programas de Mestrado da FECAP têm 20 anos de atividades, com mais de 700 mestres titulados. Além do reconhecimento do mercado, a FECAP tem como diferencial um corpo docente de alto nível, competindo diretamente com universidades públicas, apoio ao empreendedorismo e interação entre teoria e prática. 

Além disso, os cursos são recomendados pela CAPES e a FECAP apoia pesquisadores a participar de congressos acadêmicos, intercâmbio com programas de mestrado no exterior e a possibilidade de financiamento do curso. 

Para ajudar a esclarecer dúvidas, o professor coordenador do Mestrado da FECAP, Alexandre Garcia, respondeu às principais perguntas sobre o curso. 

Para desmistificar a ideia de que é “um bicho de sete cabeças”, afinal, o que é um Mestrado? 

O objetivo dos Mestrados na área das Ciências Sociais Aplicadas, na qual estão contidos os nossos programas de Administração e Contabilidade, é o de buscar soluções para os problemas organizacionais por meio de pesquisas aprofundadas. 

Quem pode fazer um Mestrado? Quais competências o candidato precisa ter? 

O Mestrado pode ser feito por graduados em qualquer área de conhecimento. Mas conhecimentos prévios nas áreas Financeira, de Gestão e Contabilidade facilitarão o desenvolvimento do aluno nos cursos dos nossos mestrados. Pela característica dos mestrados, são as seguintes competências necessárias para um candidato: proatividade, criatividade e resolução de problemas. 

Qual é o perfil de um aluno de Mestrado? Quais características ou qualidades pessoais ele precisa ter? 

O mestrado exige determinação, autodisciplina e meticulosidade nos estudos. Isso porque, diferentemente dos cursos de graduação e de MBA, por exemplo, o aluno no mestrado assume o protagonismo nas aulas. Logo ele precisará da autodisciplina para se preparar para as aulas. 

O que o aluno de Mestrado vai aprender na FECAP? 

A principal habilidade desenvolvida será aprender a pesquisar, pois essa é a essência do mestrado. E para isso, há caminhos, técnicas e metodologias para desempenhar com excelência essa tarefa.  

Quais são os diferenciais do Mestrado da FECAP em relação a outras instituições? 

Primeiramente, o fato de ser a primeira escola de negócios constituída no Brasil, já em 1902, e que até hoje é considerada de alto nível de excelência, atestada pelas avaliações oficiais do MEC. Essa excelência é mantida pelo alto nível intelectual dos professores e o zelo no planejamento do projeto pedagógico dos cursos. A composição do Conselho de Curadores da instituição projeta a seriedade e qualidade do ensino na FECAP. Os mestrados existem desde 1999, e nesses mais de 20 anos, já formou mais de 700 mestres. 

No Mestrado Profissional em Administração, quais são as principais diferenças das duas linhas de pesquisa oferecidas, “Finanças e Estratégia e Governança”? 

A diferença está no foco das pesquisas. A linha de atuação em “Finanças” busca o estudo avançado do papel do executivo financeiro, ou seja, como definir e controlar medidas de desempenho das organizações, avaliar e aprimorar risco e retorno das atividades organizacionais e outras ferramentas utilizadas na gestão financeira. 

Já a linha de atuação em “Estratégia e Governança” se concentra no avanço de teorias e práticas gerenciais quanto à formulação e implementação de estratégias e aprimoramentos em Governança, compreendendo pesquisas sobre a criação de valor por empresas e sua distribuição entre os stakeholders. 

No Mestrado Profissional em “Ciências Contábeis”, quais são as principais diferenças das duas linhas de pesquisa oferecidas, “Controladoria Aplicada” e “Contabilidade Financeira”? 

A linha de pesquisa em “Controladoria Aplicada” abrange pesquisas sobre abordagens voltadas ao controle de gestão nas organizações e sua eficácia como suporte ao processo decisório. 

Já a linha de pesquisa em “Contabilidade Financeira” foca estudos voltados para os usuários externos, como investidores, credores entre outros e desenvolve estudos relacionados ao reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil. 

E a dissertação? É difícil? Qual suporte o aluno recebe da FECAP para o trabalho? Quais são as principais dúvidas e dificuldades que o aluno geralmente encontra no trabalho? 

O produto final de um curso de Mestrado é a elaboração da dissertação e sua aprovação perante uma banca examinadora composta, no mínimo, por três professores, sendo um deles o professor orientador da pesquisa do aluno. Portanto, para isso é necessário muito esforço nos estudos e esmero na qualidade da pesquisa feita.  

Acredito que a grande dificuldade que os alunos enfrentam é o momento de escrever os textos. Portanto, a leitura constante é fundamental para minimizar essa dificuldade. 

Qual o principal benefício ou diferencial na carreira de um profissional com título de Mestre no currículo? 

Pesquisas recentes indicam que apenas 0,8% da população brasileira possui mestrado. Ou seja, é um número irrisório para um país do tamanho do Brasil que precisa se desenvolver para obter crescimento econômico e proporcionar o bem estar social. Portanto, o fato de ter o título de mestre já o diferencia na sociedade e o condiciona para pensar, refletir e propor soluções à sociedade. Sem dizer que as instituições de ensino, por questões regulatórias, necessitam admitir professores com titulação de mestre. 

Saiba mais sobre o Mestrado da FECAP.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados