fbpx

Desempenho do Colégio FECAP no Pisa é maior que a média nacional

Alunos, professores e colaboradores do Colégio FECAP têm muito a comemorar. A Instituição...
Colégio | 11/08/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Alunos, professores e colaboradores do Colégio FECAP têm muito a comemorar. A Instituição apresenta desempenho acima da média brasileira na avaliação do Programme for International Student Assessment (PISA), uma importante avaliação educacional realizada mundialmente a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O PISA analisa os índices de aprendizagem obtidos por alunos de oitenta países em três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências. O Colégio FECAP participou da avaliação em 2019, por meio de uma versão customizada aplicada pela Fundação Cesgranrio.

VEJA O DESEMPENHO DO COLÉGIO FECAP NO PISA:

Competência

FECAP

Média Nacional

Leitura

477

413

Matemática

487

384

Ciências

473

404

 

O resultado ainda mostrou que, no campo das diferenças de gêneros, tanto meninos quanto meninas têm desempenho semelhante. Além disso, a avaliação revelou que 50% dos Alvaristas acreditam que o que aprendem em Ciência é importante para o futuro, e 35% observam os professores empenhados em ajudar os alunos com dificuldades.

Segundo o diretor do Colégio, Prof. Dr. Marcelo Krokoscz, os resultados obtidos pelos Alvaristas são metodologicamente comparáveis com os obtidos pelos países participantes do PISA 2018, a última edição realizada; além de serem maiores que a média das escolas brasileiras.

Professor, o desempenho dos nossos alunos foi surpreendente, não?

Sim, e estamos todos muito felizes com isso. Tivemos resultados bem acima da média das escolas brasileiras e estamos semelhantes à média da pontuação de outros países participantes.

Em qual área do conhecimento o Colégio FECAP teve maior desemprenho?

O destaque é para Matemática (487), área em que obtivemos nota acima da média internacional, ficando acima de países como Estados Unidos (478), Israel (463) e Luxemburgo (483). Em Leitura (477), o Colégio FECAP teve resultado acima da média obtida por Itália (476), Islândia (474) e Chile (452). É um resultado ainda maior, levando em conta que a FECAP tem uma tradição em ensino de Economia, Negócios e Contabilidade. Mostra que estamos no caminho certo. Na área de Ciências, nosso Colégio alcançou 473 pontos, ficando à frente do resultado obtido por Croácia (472), Itália (468) e Bielorrússia (471).

O que esses resultados indicam?

Em síntese, os resultados obtidos, mostram que a qualidade da aprendizagem dos nossos alunos está de acordo com o desempenho médio das escolas dos países participantes do PISA 2018. Ainda assim, apesar dos bons resultados, estamos abaixo da performance obtida por alguns países que têm obtido índices de aprendizagem mais elevados.

O bom desempenho é um estímulo para melhorar ainda mais o trabalho?

Claro! Temos tudo isto em consideração e utilizaremos como parâmetros para a atualização e melhoria das nossas ações educacionais, visando sempre o sucesso acadêmico dos nossos alunos.

Algumas das recomendações do PISA para a melhora nos índices está a criação de ambientes de aprendizagem exigentes e de apoio na escola, fornecimento de apoio corretivo o mais cedo possível, identificação dos alunos com baixo desempenho e aplicação de estratégias adaptadas, oferecimento de programas especiais para minorias e redução das desigualdades no acesso à educação.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados