fbpx

Coronavírus faz Colégio FECAP buscar novas formas de aprendizado

Por conta da pandemia de Coronavírus, o Colégio FECAP está mantendo suas aulas a distância....
Colégio | 01/04/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Por conta da pandemia de Coronavírus, o Colégio FECAP está mantendo suas aulas a distância. Para facilitar o aprendizado e o protagonismo juvenil, a FECAP está usando métodos que colaboram com o engajamento e a autonomia dos estudantes.

O método de Rotação por Estações está sendo utilizado por todos os professores nas aulas de Inglês no Colégio. A Rotação por Estações é uma estratégia derivante do Ensino Híbrido (Blended Learning), segundo a qual parte das atividades de estudos é feita presencialmente e outra parte on-line. Aqui, no entanto, em função da necessidade da educação on-line, o método foi adaptado para que todas as atividades pudessem ser realizadas pelos estudantes e mediadas pelos professores, todos eles, a partir de suas casas.

Antes da mudança das aulas para on-line, os alunos já estavam organizados em suas turmas, de acordo com o nível de proficiência na língua inglesa. Uma vez inseridos dentro de um ambiente colaborativo de aprendizado (Microsoft Teams), todos os alunos de todas as turmas foram reorganizados em grupos. Cada turma conta com três grupos e assim começa a rotação pelas estações. Cada grupo de estudantes permanece um tempo determinado em cada uma das três estações. Ao passar por todas elas, o percurso de aprendizado está completo.

A coordenadora de Inovação Educacional, professora Simone Vianna, acredita que no atual contexto em que estamos vivendo, o protagonismo estudantil é fundamental para a continuidade dos estudos. E para isso, os professores, em suas casas, seguem firmes no trabalho de educar, apoiados por tecnologias digitais de informação e comunicação.

“O momento é de muito cuidado com o nosso bem-estar, mas também oportuno para a incorporação de métodos ativos de aprendizado que contribuem para o protagonismo dos estudantes”, finaliza.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados