fbpx

“XII FECAP Pesquisa” apresenta trabalhos científicos de alunos

A XII edição do “FECAP Pesquisa” aconteceu na manhã do sábado, 07 de março, no Campus...
Extensão | 10/03/2020
Compartilhe :

A XII edição do “FECAP Pesquisa” aconteceu na manhã do sábado, 07 de março, no Campus Liberdade, com exposição de trabalhos de iniciação científica dos alunos. Houve também a participação do professor doutor Marcelo Gabriel, ministrando a palestra “Armadilhas na Análise de Dados Quantitativos”.

O objetivo do evento foi divulgar a produção científica realizada pelos bolsistas no período de 2018/2019. O “FECAP Pesquisa” é realizado anualmente pelo Programa de Iniciação Científica da FECAP, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento. São apresentados trabalhos de pesquisa concluídos ou que estão em andamento, realizados por alunos com bolsas Pró-Ciência/FECAP, PIBIC/CNPq ou voluntários.

“Mais um ano em que o evento foi um sucesso, reunindo professores e alunos que atuaram diretamente no planejamento, execução e elaboração de investigações, com a finalidade de obtenção de novos conhecimentos na área de negócios”, explica o coordenador do programa de Iniciação Científica (Pró-Ciência) da FECAP, Leonardo Fabris Lugoboni.

FAÇA PARTE

A FECAP está com inscrições abertas até dia 31 de março para os alunos que queiram participar do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) em 2020.

O interessado deve preencher a ficha de inscrição, assinada por um professor orientador, e enviar esse documento digitalizado, juntamente com duas cópias virtuais do Projeto de Pesquisa Completo, sendo uma com identificação e outra sem identificação dos autores (em Word) no e-mail da Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento extensao@fecap.br.

Para fazer parte do Programa, o aluno deve estar regularmente matriculado durante a vigência da bolsa em um ou mais cursos de graduação (do 1º ao 4º semestre para Secretariado Executivo e do 1º ao 6º semestre para os demais cursos) ou no Colégio FECAP. Além disso, o estudante já deve ter cursado a disciplina de Metodologia de Pesquisa ou participado do Workshop de Iniciação Científica.

É de extrema importância ler o regulamento e o edital para conhecer todas as regras do programa”. Tanto o regulamento quanto o edital encontram-se no site da Iniciação Científica da FECAP.

A divulgação dos projetos aprovados está prevista para o dia 31 de maio de 2020. Os alunos selecionados terão de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021 para realizar as pesquisas. Aconselha-se que o aluno tenha, pelo menos, 12 horas semanais disponíveis para se dedicar ao projeto.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica feita por alunos de graduação que não tenham experiência em pesquisa científica. O estudante trabalha em

um projeto de pesquisa durante 12 meses, sob orientação de um professor, para desenvolver o pensamento científico.

Há a possibilidade de, ao final do curso de Graduação, o trabalho de Iniciação Científica que foi publicado ser utilizado como nota do Trabalho de Conclusão de Curso, dispensando a necessidade de o aluno elaborar a tradicional monografia. Mas isso depende de curso para curso, por isso vale a pena consultar as regras do seu curso.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTARAM

Quer saber mais sobre FECAP?