fbpx

Mestrados da FECAP já titularam mais de 600 pesquisadores em 20 anos de atuação

Este ano a FECAP oferece uma nova linha de atuação do Mestrado em Administração: Estratégia e...
Mestrado | 12/02/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Este ano a FECAP oferece uma nova linha de atuação do Mestrado em Administração: Estratégia e Governança

Em 20 anos de atividades, a FECAP comemora a titulação de mais de 600 mestres. Nossa pós-graduação vem oferecendo desde 1999 o Mestrado em Ciências Contábeis, com duas linhas de pesquisa: Controladoria Aplicada e Contabilidade Financeira. Em 2009, surgiu o Mestrado Profissional em Administração, com a linha de atuação em Finanças. Neste ano de 2020, há novidade. Uma nova linha de atuação em Administração: Estratégia e Governança.

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Alexandre Garcia, além dos 117 anos de tradição e reconhecimento da Instituição, o que diferencia o Mestrado da FECAP é o alto nível do corpo docente e a interação entre teoria e prática empresarial que os cursos oferecem.

“O nosso objetivo é proporcionar educação de excelência. O título de Mestre é uma das fórmulas para trilhar uma carreira de sucesso. Representa, ainda, um diferencial em currículos de executivos e profissionais liberais em gestão de negócios”, diz.

PROGRAMAS DE MESTRADO OFERECIDOS PELA FECAP

Mestrado em Administração

Prepara profissionais, pesquisadores e docentes para as áreas de Finanças e Estratégia. O curso, que une a teoria e os métodos de análise quantitativa e qualitativa aos temas da prática profissional empresarial, promove sólida formação, incentiva a produção de conhecimento e proporciona refinada formação intelectual.

Linha de Atuação “Estratégia e Governança” (NOVO): Foco nos estudos avançados das teorias e da prática gerencial quanto à formulação e implementação de estratégias e aprimoramentos em Governança Corporativa, compreendendo a criação de valor por empresas e sua distribuição entre Stakeholders. Entre os mecanismos para criação e distribuição de valor, esta linha de atuação enfatiza pesquisas sobre o processo de inovação tecnológica em âmbito estratégico, notadamente em suas formas empreendedoras e mais disruptivas.

Linha de Atuação “Finanças”: Foco no estudo avançado do papel do executivo financeiro em atividades como: definir e controlar medidas de desempenho das organizações; avaliar e aprimorar o risco e retorno dos investimentos; tomar decisões relacionadas à estrutura de capital e política de dividendos; executar processos de abertura de capital, fusões e aquisições; e, avaliar os instrumentos financeiros disponíveis.

Mestrado em Ciências Contábeis

Promove a melhoria contínua da pesquisa, do ensino e da prática profissional, visando à preparação dos recursos humanos para os desafios inovadores que a gestão das organizações requerem nos assuntos de Contabilidade.

Linha de Pesquisa “Controladoria Aplicada”: abrange pesquisas sobre abordagens voltadas ao Controle de Gestão nas organizações e sua eficácia como suporte ao processo decisório e desenvolve estudos relacionados à Controladoria e Contabilidade Gerencial. Essa linha de pesquisa contempla, entre outros, temas ligados à Avaliação de Desempenho de Gestores e Áreas de Responsabilidade, Análise de Resultados de Produtos e Serviços, Estudo das Práticas de Negócio e Gestão Aplicadas aos diversos segmentos econômicos, Sistemas de Informações, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Terceiro Setor, Responsabilidade Social e Ambiental.

Linha de Pesquisa “Contabilidade Financeira”: abrange a contabilidade para os usuários externos, tais como investidores, acionistas, credores, órgãos governamentais, sindicatos, entre outros. Desenvolve estudos principalmente relacionados ao reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, bem como sua utilização por usuários externos para tomada de decisão, tais como análise do risco do investimento, avaliação de desempenho pelos investidores e tributação. Essa linha de pesquisa contempla, entre outros, temas ligados à Teoria da Contabilidade, Auditoria, Contabilidade Internacional, Finanças Corporativas, Contabilidade Tributária, Governança Corporativa, Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Controles Internos e Gestão de Risco, Análise das Demonstrações Contábeis e Estudo e Desenvolvimento de Modelos de Mensuração em Contabilidade.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados