fbpx
voltar ao topo
Image by freepik

Pesquisa mostra empresários menos confiantes no comércio

Pesquisa mostra empresários menos confiantes no comércio Índice IFECAP mostra redução da confiança dos comerciários no Estado de SP em janeiro...
Extensão | 29/01/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp
Pesquisa mostra empresários menos confiantes no comércio
Índice IFECAP mostra redução da confiança dos comerciários no Estado de SP em janeiro

O índice IFECAP, que mede mensalmente a confiança dos empresários do Estado de SP nos negócios, marcou 129,14 pontos em janeiro, 0,9% a menos que dezembro de 2019 e 2,7% a menos em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda na confiança se deve a ajustes de expectativas acontecidos ao longo de 2019.

Segundo o mestre em Ciência Econômica pela UNICAMP, professor da FECAP e coordenador da pesquisa Erivaldo Vieira, a persistente incerteza política dificulta a confiança, mesmo com resultados positivos da economia como emprego, crédito e inflação. “O índice de janeiro mostra que os resultados positivos das vendas nos últimos meses de 2019 foram insuficientes para trazer de volta de forma robusta a confiança dos comerciários”, avalia.

A percepção atual dos comerciantes teve aumento. O Índice Momento Atual dos Negócios (respostas dos empresários sobre encomendas atuais, evolução das vendas no período atual e avaliação da situação geral dos negócios) foi de 115,36 pontos, 5,4% maior na comparação com dezembro de 2019. Mesmo assim, o índice está muito próximo do estado de neutralidade e 2,7% abaixo do valor registrado em janeiro de 2019. Por outro lado, a decomposição do indicador sinaliza melhora em todos os índices, na comparação com mês anterior: crescimento de 5,9% no Momento Atual das Vendas; 2,9% no Momento Atual das Encomendas e 7,3% no Momento Atual da Situação dos Negócios.

Quando perguntados sobre o futuro, a pesquisa mostra existência de expectativas positivas dos empresários quanto ao rumo da economia, com reflexo nas vendas e encomendas. O “Índice Futuro” (expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de três meses) de janeiro é de 149,81 pontos, mas com queda de 7,2% na comparação com dezembro de 2019, e abaixo do verificado no início do ano de 2019, cujo índice foi de 154,13 pontos.

ÍNDICE IFECAP

O IFECAP, Índice FECAP de Expectativa nos Negócios, é realizado há mais de 12 anos e consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. A coleta de dados avalia mensalmente a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses. A pesquisa é realizada sempre na semana do dia 15 do mês corrente, captando a percepção do empresário em relação às micro, pequenas, médias e grandes empresas.

O IFECAP divide-se em três indicadores:

• Índice Momento Atual: corresponde às respostas dos empresários sobre suas encomendas atuais a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;
• Índice Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;
• Índice Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados