O mercado financeiro no Brasil passou por diversas mudanças importantes. Fatores econômicos e sociais, hiperinflação, crises econômicas e instabilidade da moeda contribuíram para criar uma cultura de curto prazo e um desestímulo à poupança.
Felizmente isto mudou e hoje é possível para qualquer pessoa realizar seu planejamento financeiro de longo prazo graças à estabilização da economia e a modernização do mercado de capitais.
No entanto, apesar dos avanços na estabilidade econômica, a cultura de curto prazo ainda persiste na mente da maioria das pessoas, trazendo como resultado o receio que muitos têm de realizar investimentos em renda variável.
Em países mais desenvolvidos e de economia consolidada, o investimento em ações é bastante comum, já fazendo parte da cultura do povo. Desde muito jovens as pessoas aprendem que o investimento em ações é, além de seguro, bastante rentável no longo prazo.
Graças a esta cultura, a maioria das pessoas desses países coloca uma parte de suas economias em ações, o que potencializa o crescimento de seu patrimônio e a obtenção de uma renda passiva que complementa sua renda principal e, na maioria das vezes, torna-se seu maior rendimento no período de aposentadoria.
Para ajudar a fomentar e disseminar esta cultura, a FECAP criou este curso introdutório que tem como principal meta eliminar as dúvidas que limitam o acesso de todos ao mercado de investimento em ações.
Acreditamos que esse tipo de investimento contribui para o crescimento das empresas com a consequente geração de emprego e renda, ajudando a construir uma economia forte, saudável e que cresce cada vez mais.
Investir em ações é, ao mesmo tempo, cuidar do seu futuro e do futuro do Brasil.