Excel Avançado
Em breveFéRIAS
Carga Horária
16 horas
Data
13 a 16 de Janeiro
Horário
19h às 22h40
Localização
Liberdade
Valores
Alunos, ex-alunos FECAP: R$ 320,00
Externos: R$ 640,00
Período de Inscrição
até 12 de Janeiro
Professor(a)
Renata Muniz do Nascimento
Sobre o curso
PÚBLICO-ALVO:
Profissionais que buscam aprimorar suas habilidades no Excel, incluindo analistas, gerentes, consultores, engenheiros e educadores, de diversos setores como finanças, TI, saúde, setor público e terceiro setor. Ideal para quem deseja otimizar processos, realizar análises complexas e automatizar tarefas no Excel.
OBJETIVO(S) DE APRENDIZAGEM:
- Desenvolver competências para que os participantes possam utilizar funções avançadas do Excel de forma eficiente.
- Explorar técnicas avançadas de análise e manipulação de dados para melhorar a tomada de decisões.
- Introduzir a criação e automação de macros para otimização de tarefas repetitivas.
- Capacitar os participantes a construir e interpretar gráficos e tabelas dinâmicas para análise de dados.
- Ensinar como aplicar formatação condicional e validação de dados para melhorar a apresentação e integridade das planilhas.
- Discutir o uso de funções de pesquisa e referência para melhorar a precisão e eficiência na análise de dados
Conteúdo
- Funções Avançadas: SE, E, OU, SEERRO, PROCV, ÍNDICE, CORRESP.
- Manipulação e Análise de Dados: Formatação condicional, validação de dados, filtro avançado.
- Gráficos e Tabelas Dinâmicas: Criação, personalização e segmentação de dados.
- Automação com Macros: Gravação de macros, introdução ao VBA, criação de interfaces.
- Ferramentas e Funcionalidades Especiais: Proteger/desproteger células, importar/exportar dados (CSV, binário).
- Aulas Práticas em Laboratório: Sessões práticas realizadas em laboratório, permitindo a aplicação imediata dos conceitos aprendidos.
- Aula Expositiva Dialogada: Explicações teóricas interativas com discussão de exemplos e resolução de dúvidas em tempo real.
- Flipped Classroom: Preparação prévia com materiais de apoio, seguidos de exercícios práticos durante as aulas.
- Lista de Exercícios e Estudos de Casos: Atividades para aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos.
Trabalhos práticos 50% e Prova individual 50%. É necessário estar presente, no mínimo, em 70% das aulas.
Professores
Possui graduação em jornalismo (2004), especialista em comunicação e marketing (2008). Também possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário FECAP (2012), mestre em teoria econômica na UNESP (2015) e doutora em Desenvolvimento Econômico pela FEA-USP (2021). Atualmente, trabalha como professora de graduação dos cursos de diversos cursos na FECAP e como pesquisadora da FIPE. Trabalha com linhas de pesquisa voltada para comércio internacional e meio ambiente na área econômica.