O objetivo deste curso é perpassar por todo o conhecimento acumulado sobre o fazer estratégico, com foco em entender o processo de administração estratégica, seus conceitos, seus modelos e suas ferramentas. Dentre os conteúdos a serem trabalhados, pode-se destacar:
- A evolução do pensamento estratégico, com o detalhamento dos diferentes conceitos de estratégia, as diversas escolas de elaboração estratégica, e também as diferentes perspectivas da estratégia (Abordagem Clássica, Evolucionária, Sistêmica e Processual).
- O processo de Administração Estratégica, com a determinação do referencial estratégico, o diagnóstico estratégico ou institucional, a elaboração estratégica, a implementação estratégica, e o controle e a avaliação de estratégias.
- No diagnóstico estratégico, vamos trabalhar com a análise do ambiente geral, por meio da análise de questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais; e em adição análise do ambiente de tarefa ou competitivo, o qual é comporto por 5 forças (substitutos, novos entrantes, fornecedores, clientes e .
- Em relação a elaboração estratégica, vamos entender as estratégias corporativas (diversificação, integração vertical, concentração em um único setor) e estratégias competitivas (liderança em custo total, diferenciação e enfoque).
- No processo de implementação, iremos trabalhar as outras dimensões que compõem o fazer estratégico, como habilidades, equipes, estrutura organizacional, objetivos, estilo e sistemas.
- Sobre controle estratégico, vamos trabalhar as diferentes dimensões de controle estratégico por meio do modelo Balanced Scorecard e também a técnica SMART para definição de metas e indicadores-chaves de desempenho.
- Por fim, trabalharemos com a abordagem da Visão Baseada em Recursos, com um olhar para os recursos, competências e capacidades da organização como fatores de competitividade.