O Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica (NECON) da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) oferece no próximo dia 06 de maio, das 18h às 19h, o evento “O debate sobre regimes orçamentários no Brasil em tempos de indefinição das nossas políticas de transferência de renda”. O encontro acontecerá na sala de negociação, no campus Liberdade.
Em meio a uma crise, desde 2014, o Brasil assistiu à deterioração de uma série de indicadores, com centralidade na dívida pública como porcentagem do PIB. Nesse contexto, a Emenda Constitucional nº 95 instituiu um Teto de Gastos na composição do Regime Fiscal brasileiro.
“Contudo, as mazelas da crise se somaram aos efeitos da Pandemia de COVID-19, gerando a necessidade de maiores transferências sociais. O bolsa-família, então, foi extinto, deixando em aberto as formas pelas quais articularemos os imperativos orçamentário e social. Que opções temos pela frente? Essa roda de conversa visa apresentar e discutir algumas das nossas possibilidades”, comenta o professor da gradução Daniel Pereira da Silva.
Para enriquecer a discussão, o Núcleo convidou Daniel Pereira da Silva. Daniel é professor dos cursos de graduação da FECAP, tem graduação, mestrado e doutorado pelo Instituto de Economia da Unicamp. Atua nas áreas de Economia Política, Econômica Brasileira e História Econômica.