O professor coordenador José Orcélio do Nascimento teve a mesma experiência que os seus alunos dos cursos de Gestão Pública da FECAP têm hoje: cursou Graduação em Administração (em outra faculdade) e Ciências Contábeis, Pós-graduação em Contabilidade Pública e Mestrado em Ciências Contábeis na Instituição. Atualmente ele também está cursando um Doutorado. Além de professor, ele também atua no TRE/SP.
Filho de uma telefonista e um operário da construção civil, Orcélio morou em um bairro da periferia da Zona Norte de São Paulo, o Jardim Peri. Ao entrar na FECAP, teve sua vida profissional transformada e encontrou, inclusive, o amor: ele e sua esposa Vera Lúcia formaram-se juntos na turma de 1993 de Ciências Contábeis.
Hoje, suas atividades profissionais podem ser divididas entre a inciativa privada e o setor público.
“Para pagar a graduação, fiz o que a maioria dos alunos fazem, ou seja, trabalhei e estudei, enquanto estava na iniciativa privada. Em 1994, fui aprovado no meu primeiro concurso público para o cargo de contador. Depois, acredito que fui aprovado em mais de 15 concursos públicos. O que me ajudou muito na aprovação desses concursos públicos foi a base que consegui estudando em dois cursos superiores que têm muitas disciplinas exigidas nessas provas”.
Ele atua no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desde 1996 como Analista Judiciário – Especialidade Contador.
“Agora estou atuando no TRE-SP na análise de contas dos candidatos da eleição de 2020 e nas contas dos partidos políticos sediados no município de São Paulo. Já atuei com Contabilidade Pública, foi um dos motivos de ter feito a Pós-graduação em Contabilidade Pública na FECAP”.
O Mestrado realizado na FECAP também o ajudou muito, tanto no TRE quanto como professor universitário.
“O Mestrado possibilita ao aluno pensar em Contabilidade de maneira muito ampla. Quando comecei a cursar, acreditava que conhecia muito sobre a Contabilidade, porém lá entendi que precisava aprender muito de Ciências Contábeis ainda. No Tribunal Regional Eleitoral, o título de mestre me possibilitou um aumento na remuneração. Foi um diferencial porque quando iniciei o curso tinha o objetivo de começar minha carreira como professor universitário, o que foi possível na própria FECAP”.
O professor também destaca que a FECAP é uma boa porta para o mundo acadêmico.
“Tenho 28 artigos publicados e sempre recomendo aos meus alunos e orientandos de TCC a inscreverem seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Muitas das minhas orientações foram defendidas em congressos e publicadas em revistas”.
Ele encerra dizendo que estudar na FECAP é desafiador, porque os professores são altamente capacitados e exigentes.
“O aluno tem que se dedicar, caso contrário não consegue concluir o curso. Porém, é possível conciliar as atividades profissionais com a vida acadêmica e a vida social, o aluno deve ser organizado”.