fbpx
voltar ao topo

Vinho: veja números de produção e consumo da bebida no mundo

Quem não gosta de um bom vinho? Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho apontam...
Agronegócio | 27/08/2024
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Quem não gosta de um bom vinho? Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho apontam os Estados Unidos como maior consumidor da bebida em números totais, e Portugal com o maior consumo per capta. Já o Brasil aparece na 14ª posição no ranking de mercados de vinhos, segundo balanço da Wine Intelligence.

“O mercado mundial de vinho é complexo e dinâmico, influenciado por uma série de fatores, como condições climáticas, políticas comerciais, preferências dos consumidores e tendências econômicas. Entendem esses aspectos permite identificar oportunidades e desafios para os produtores, exportadores e consumidores de vinho em todo o mundo”, afirma a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Nadja Heiderich.

A docente da FECAP listou alguns números interessantes sobre o mercado e o consumo global da bebida.

EVOLUÇÃO DO MERCADO

A evolução do mercado mundial de vinho entre os anos de 1995 e 2020, sugere que a produção e o consumo de vinho se mantiveram relativamente estáveis ao longo desse período, flutuando em torno de 50.000.000 e 45.000.000 litros, respectivamente. As exportações e importações também apresentaram um crescimento gradual, indicando um aumento no comércio internacional de vinhos.

No entanto, a partir de 2021, há uma queda acentuada nas exportações e importações, sugerindo um possível impacto de fatores externos, como a pandemia da COVID-19 e fatores climáticos, na dinâmica do mercado.

Fonte: Nadja Heiderich/FECAP e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

EUROPA DOMINA A PRODUÇÃO

A Europa continua a dominar a produção mundial de vinho, com Espanha e Itália liderando o ranking. No entanto, a presença de países como Chile e Austrália entre os maiores produtores demonstra a globalização da indústria vitivinícola e a crescente importância de novas regiões produtoras.

Fonte: Nadja Heiderich/FECAP e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

EUA SÃO MAIOR CONSUMIDOR

Os Estados Unidos emergem como o maior consumidor mundial de vinho, seguido por países europeus como França e Itália. Essa tendência indica um crescimento do consumo de vinho em diversas regiões do mundo, impulsionado por fatores como a crescente classe média, a globalização e a maior conscientização sobre os benefícios do vinho para a saúde.

Fonte: Nadja Heiderich/FECAP e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

O contraste entre os países com maior superávit e déficit na balança comercial de vinhos é evidente. Países como Espanha e Itália exportam significativamente mais vinho do que importam, enquanto países como o Reino Unido e os Estados Unidos apresentam um déficit considerável, importando mais do que produzem.

Fonte: Nadja Heiderich/FECAP e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

Fonte: Nadja Heiderich/FECAP e Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

A especialista: Nadja Heiderich é Doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). Atualmente é professora no Centro Universitário FECAP e coordenadora do NECON FECAP (Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, modelagem matemática, logística, agronegócio. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados