fbpx

“Toda a base que obtive na FECAP é essencial para meu trabalho atual”, diz ex-aluno da FECAP

O ex-aluno de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP),...
Alumni | 07/05/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Edinel Candido, conta a seguir como a formação recebida na instituição o ajudou em sua trajetória profissional. 

“Eu ingressei na FECAP em 2016, após ter cursado o Técnico-Integrado em Contabilidade, em uma outra instituição de ensino de Barueri. Decidi estudar na FECAP devido aos ótimos índices de avaliação (MEC, ENADE, etc.) e principalmente pela história de renome no curso de Ciências Contábeis e reputação da universidade no mercado em geral. 

Minha escolha e experiência foram muito felizes durante a graduação, por uma série de fatores. Os professores sempre foram muito atenciosos e facilitadores do aprendizado; a possibilidade de participar das organizações estudantis (fiz parte da Atlética pelo time de Xadrez, Necon e FECAP Jr); a estrutura das salas, laboratórios, auditórios sempre foram muito bons; e o conteúdo da grade, que à época era atual e abrangente, além dos PEDPs no último ano como revisão e preparatório para o exame de suficiência. 

Lembro das experiências no time de xadrez, por exemplo: uma vez que montei o time e precisei organizar toda a parte de mídia, treinamentos e afins. Essa etapa me ajudou a ter uma visão mais ampla sobre todas as necessidades que um órgão (mesmo que pequeno, como um time) precisam para crescer e obter resultados (ao fim da graduação o time já possuía duas medalhas de prata). Também posso citar o desafio na FECAP Jr, que me expôs às nuances de uma empresa e a complexidade de se organizar estrutura, criar processos e definir objetivos. 

Lembro com carinho também de professores que marcaram a minha trajetória acadêmica, como o professor Vinicius Brunassi, que na época lecionou Finanças Corporativas, e sempre desafiou muito a turma e fazia questão de incentivar o crescimento e estudo contínuos. Também cito o professor Leonardo Lugoboni, de Controladoria, área em que atuo hoje. Tive interesse por esse segmento graças as suas aulas, que eram fora da curva. 

Toda a base técnica financeira que obtive na FECAP é essencial para desempenhar as minhas atividades atuais. Atualmente estou nos últimos dois meses do programa de trainee da Saint-Gobain, em preparação para assumir um cargo de liderança. Hoje, atuo no time de Controladoria de uma das unidades de negócio, a Tekbond. Fui/sou responsável por desenhar e tornar operacionais ferramentas de controle de performance financeira, como Gestão Orçamentária de despesas; P&L segmentado e Controladoria Comercial; Estimativa de Custos; Análise de Margens e efeitos PVM; Construção e acompanhamento de KPIs; e outras. 

Sem dúvidas, eu indico a FECAP a novos estudantes, por todos os pontos mencionados e também por ser uma instituição que nunca para de inovar e buscar sua própria melhoria, o que anula qualquer chance de cair na mesmice. 

Para terminar, gostaria de enfatizar algumas competências que julgo serem essenciais no mercado de trabalho atual: falar bem inglês, pode ser óbvio, mas para quem quer ir além é fundamental; trabalhar a oratória e saber se comunicar transversalmente; ter capacidade analítica, sem precisar ser um ‘hacker’ em programação, mas saber ler e propor análises é diferencial; e ter controle emocional, criar resiliência, mas com bom senso, ajuda em momentos de pressão; e por fim a criatividade e agilidade em definir problemas, propor soluções, testar e entregar valor aos impactados.” 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados