fbpx
voltar ao topo

Qual o futuro da economia americana em 2023? Segundo especialista, EUA caminham para uma recessão

A economia americana, em 2022, foi uma mistura de crescimento cambaleante, meses de inflação alta...
Imprensa | 05/02/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A economia americana, em 2022, foi uma mistura de crescimento cambaleante, meses de inflação alta e temores de que uma desaceleração acentuada pudesse mergulhar o país na recessão. Essa é a opinião do coordenador do Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Ahmed El Khatib. 

“A economia dos EUA se recuperou depois de encolher inesperadamente no início de 2022. Um aumento nos gastos do governo e uma redução do déficit comercial, com varejistas americanos importando menos e exportando mais, ajudaram o produto interno bruto no final do ano. No entanto, acredito que esses ganhos podem durar pouco, já que os principais setores da economia, incluindo habitação e gastos do consumidor, continuam moderados. A ironia é que estamos vendo o crescimento mais forte do ano quando as coisas estão realmente desacelerando.  

Na visão do professor universitário, não há dúvida de que teremos mais um resfriamento, embora não esteja claro com que rapidez ou dramaticidade isso pode acontecer. O Fed espera desacelerar a economia de maneira gradual e controlada, embora acredite que as coisas podem cair rapidamente, possivelmente levando a uma recessão. As previsões atuais variam consideravelmente, embora vários grandes bancos dos EUA ainda digam que é possível – se não esperado – que a economia dos EUA se contraia em algum momento do primeiro semestre de 2023. 

2023 É INCERTO 

Mas, tecnicamente, o país se recuperou nas revisões realizadas no PIB no terceiro trimestre de 2022. Além disso, grandes questões permanecem, e os economistas dizem que teremos um jogo de adivinhação ainda mais complicado em 2023. O Federal Reserve tem tentado agressivamente desacelerar a economia o suficiente para esfriar a inflação. Isso parece estar funcionando até agora, mas há preocupações de que a economia – e especialmente o mercado de trabalho – possa desacelerar muito rapidamente nos próximos meses, provocando uma recessão. 

“Ao que tudo indica os EUA estão caminhando para uma recessão em 2023. Ao longo do último meio século, sempre que a inflação atingiu um ritmo anual de mais de 5%, sempre foi necessária uma recessão para eliminá-la da economia. O atual episódio de inflação não será diferente. Somente quando o crescimento for realmente negativo, os Estados Unidos serão capazes de conter suas pressões desenfreadas de preços. À medida que o crescimento diminuir, a taxa de desemprego aumentará, deixando poucas dúvidas de que a economia americana está de fato se contraindo. A causa próxima da recessão será o Federal Reserve, que deve continuar apertando a política monetária em 2023”, acrescenta o financista. 

REFLEXOS DA PANDEMIA DE COVID-19 

No final de 2021, os governos estaduais tinham reservas de caixa de mais de US$ 250 bilhões, quase o dobro de 2019. As famílias têm cerca de US$ 1,5 trilhão em excesso de poupança em comparação com antes da crise. As empresas também acumularam fundos sólidos para dias mais turbulentos. Todas essas reservas serão reduzidas por uma recessão, mas devem ser suficientes para evitar cortes gigantescos de gastos, mesmo com a desaceleração do crescimento. 

Aumentar juros e diminuir os estímulos monetários é uma medida que já vem sendo tomada em regiões desenvolvidas, como os Estados Unidos. A injeção de dólares na economia para estimular o consumo foi muito superior ao auxílio emergencial que chegou a 600 reais no Brasil. Além de baixar os juros a zero e comprar bilhões de dólares em títulos públicos para aumentar a liquidez dos mercados, o governo dos Estados Unidos, por exemplo, deu auxílios diretos que chegaram a até 6 mil dólares por família no pior momento da pandemia, o que estimulou o consumo e ajudou a economia a girar. 

MERCADO DE TRABALHO 

Os americanos vivem um cenário de pleno emprego, o Brasil ainda tem mais de 13 milhões de desempregados, e o mercado de trabalho tem sido por meses um ponto positivo na economia. A taxa de desemprego de 3,7 por cento permanece perto dos mínimos históricos, e muitos empregadores dizem que ainda estão desesperados para encontrar e manter trabalhadores. 

É importante ressaltar que não houve um aumento significativo nas demissões, mesmo com a desaceleração das contratações. No entanto, economistas alertam que o mercado de trabalho provavelmente ficará mais instável em 2023, à medida que o aperto do Fed se espalha pela economia. A boa notícia é que a maioria dos americanos permaneceu empregada – e até conseguiu aumentos no ano passado. Mas muitos desses ganhos salariais foram obscurecidos pela inflação persistente, que cortou os orçamentos das famílias e dificultou o pagamento de despesas básicas, como mantimentos, aluguel e serviços públicos. Como resultado, mais pessoas estão mergulhando em suas contas de poupança sem reabastecê-las. A taxa de poupança pessoal – que subiu para impressionantes 34% no início da pandemia, quando muitas famílias se beneficiaram dos cheques de estímulo do governo – caiu drasticamente nos últimos meses. 

Há motivos para pensar que a próxima recessão será branda. Ao longo de 2022, o número de empregos abertos ultrapassou em muito o número de trabalhadores disponíveis. A implicação é que, mesmo que uma contração do crescimento leve as empresas a reduzir seus planos de contratação, elas provavelmente evitarão demissões em larga escala. 

“A taxa de desemprego aumentará gradualmente em relação aos mínimos de 2022, mas não disparará, como costuma acontecer nas recessões anteriores. Os EUA têm muitos amortecedores adicionais que ajudarão a amortecer o impacto de uma recessão. Isso se deve em grande parte à longa meia-vida dos programas de estímulo da era pandêmica”. 

O quadro da economia americana mudará acentuadamente ao longo de 2023. A desinflação acabará por se consolidar, transformando-se em deflação total mês a mês quando a recessão ocorrer. Isso deve significar o fim do ciclo de aumento de juros do Fed até o meio do ano, com o foco mudando para quando ele pode começar a afrouxar a política monetária. 

“O Fed não terá pressa em fazer grandes cortes nas taxas, tendo lutado tanto para controlar os preços. Mas a combinação de recessão e inflação em rápida queda o levará a cortar as taxas antes do final de 2023, em uma tentativa de aliviar as pressões negativas”, finaliza o docente. 

O especialista: Ahmed Sameer El Khatib é doutor em Administração de Empresas, Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC/SP e graduado em Ciências Contábeis pela USP. Concluiu seu estágio pós-doutoral em Contabilidade na Universidade de São Paulo. É professor e coordenador do Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e professor adjunto de finanças da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados