fbpx

Autoconhecimento é a chave para o sucesso

Pode parecer estranho, mas a gente nem sempre sabe o que quer. Às vezes, é difícil descobrir...
ASA | 30/11/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Pode parecer estranho, mas a gente nem sempre sabe o que quer. Às vezes, é difícil descobrir quais nossos pontos fortes e fracos. E quando temos que pensar em nosso futuro ou em nossos propósitos? Que sufoco! Essas dificuldades nos mostram a importância de investirmos em nosso autoconhecimento.

Daniel Goleman, autor do famoso livro “Inteligência Emocional”, diz que, para termos autoconhecimento, precisamos ter consciência de nossas emoções, sermos capazes de fazer uma avaliação realista de nossas forças e limitações e termos um forte senso de confiança em nós mesmos. Ao atingirmos essas características, novos caminhos se abrem para o sucesso, tanto acadêmico quanto profissional, e, mais importante, conseguimos esse sucesso em equilíbrio com nossa vida pessoal.

Mas como chegar lá? É possível começar com exercícios simples, como separar alguns momentos no final do dia para retomarmos os principais acontecimentos, refletirmos sobre como nos sentimos ao passar por essas situações e o que elas revelam sobre nossos pontos fortes e fracos.

Outra dica importante é buscar feedbacks. É isso mesmo, só nos conhecemos de verdade quando somos capazes de ouvir o que os outros falam sobre nós e retirar lições dessas falas. A dica de Bill George, em entrevista para a revista Leadership Excellence, explica como: “Desenvolva um grupo de pessoas com quem você possa ser honesto ao compartilhar suas alegrias, tristezas, medos e sonhos, e que irá te dar suporte nos tempos difíceis e ajudar você a crescer”. É sempre mais fácil aprender voar sabendo que alguém vai te pegar se você cair. E, na FECAP, você também conta com o Coach Holístico, um exercício profundo de autoconhecimento, acompanhado pela Profa. Maria de Lurdes! Conheça em nossa Cesta de Serviços esse e outros serviços focados no seu crescimento e no seu aprendizado, a fim de te ajudar em sua trajetória rumo ao sucesso!

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados