fbpx

25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade  

Nesta segunda, dia 25 de abril, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade. A área da...
Graduação | 25/04/2022
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Nesta segunda, dia 25 de abril, é comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade. A área da Contabilidade é uma das carreiras mais tradicionais, o profissional está presente na vida das pessoas e das empresas, e a carreira traz várias oportunidades de trabalho e está sempre em desenvolvimento.  

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 521.993 profissionais da contabilidade possuem registro ativo no Brasil. São Paulo é o estado com o maior número de profissionais registrados: 152.083, número que corresponde a 29% do total.  

Você conhece essa área e o que faz um profissional que se forma em Ciências Contábeis? Neste texto, esclareceremos essas dúvidas.   

O QUE É CONTABILIDADE?   

A contabilidade serve para registrar, acompanhar e otimizar as variações no patrimônio de uma entidade, com ou sem fins lucrativos. Ela também trata de questões financeiras e legais.   

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE?   

O Profissional de Contabilidade faz muito mais que apurar impostos e a declaração de imposto de renda. Após se formar em um curso superior de Ciências Contábeis, o profissional tem muitas possibilidades para atuar no mercado.   

Auxílio inicial para qualquer empreendedor(a)   

Abrir e formalizar uma empresa não é tão fácil no Brasil: são muitos processos, etapas específicas e documentações necessárias. Por isso, é comum que o profissional de contabilidade seja o escolhido para executar essa tarefa. Depois de se formar, sua atuação poderá incluir ajuda a pequenas, médias e grandes empresas que desejam começar com o pé direito.   

Organizar os registros financeiros e patrimoniais   

Não adianta apenas registrar uma movimentação, como uma venda ou um pagamento ao fornecedor. O profissional também tem que manter tudo organizado e deve sintetizar as informações para passar aos gestores, acionistas e demais interessados, fazendo com que as informações contábeis se tornam ainda mais úteis e que possam ser usadas adequadamente.   

Apuração e declarações de impostos   

No dia a dia de uma empresa, a apuração e pagamento de tributos merece atenção especial. Afinal, qualquer atraso ou erro pode representar uma perda de regularidade na situação. Com isso, uma das suas funções essenciais atribuídas a este profissional é a apuração de impostos e elaboração de todas as declarações, de acordo com as regras tributárias vigentes.    

Identificar riscos e ameaças financeiras   

Além de colocar os números no papel, a sua função incluirá fazer uma análise especializada e altamente capacitada das informações financeiras. Com essa ação, é possível identificar onde estão as principais ameaças e oportunidades, tais como investimentos mais rentáveis ou excessos de custos.   

Elaborar relatórios gerenciais   

Já se foi o tempo em que saber o que é contabilidade era sinônimo de pensar em burocracia. Apesar de essa área envolver algumas tarefas operacionais, ela se tornou muito estratégica com o passar dos anos. É por isso que o profissional precisa elaborar relatórios gerenciais completos. Eles devem apresentar informações relevantes.   

Apurar erros, fraudes; cumprir os regulamentos (compliance)   

O profissional de contabilidade, por natureza, desenvolve uma característica de investigador, pois precisa cumprir com as regras legais e contábeis. Neste contexto, surge o papel da auditoria. A Auditoria das Demonstrações Financeiras, bem como outras auditorias, são realizadas por profissionais de contabilidade e auxiliam as entidades a cumprirem as regras e minimizarem o risco de erros e fraudes.   

CURSO DA FECAP   

A FECAP oferece um dos mais tradicionais e longevos cursos de Graduação em Ciências Contábeis do Brasil. Nele, o aluno é capacitado para pensar estrategicamente e aplicar as melhores e corretas soluções para a empresa em que atua.    

Durante o curso de Ciências Contábeis da FECAP, o aluno tem a oportunidade de obter experiências de mercado de trabalho dentro da Instituição, por meio de eventos e outras atividades, bem como com a experiência de professores mestres e doutores, com formação de alta qualidade e experiência prática.    

Além das aulas, o aluno terá contato com:    

. 2 (duas) feiras de carreira por ano;    
. Instituto de Finanças, para desenvolvimento de pesquisas;    
. Núcleo de Apoio da Receita Federal;    
. Cursos de Curta Duração, entre outras atividades complementares e de extensão.    

Saiba mais sobre o curso.   

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS   

A coordenadora adjunta do curso de Ciências Contábeis da FECAP, professora Natasha Borali, responde a seguir às dúvidas mais comuns sobre a profissão.    

Como é a carreira de quem se forma em Ciências Contábeis? Depois de formado, onde o profissional pode trabalhar? Quais são as áreas de atuação?    

A área da Contabilidade é muito ampla. Esse profissional é responsável por tomar conta das finanças de uma empresa. Uma questão muito importante é que, por necessidade intrínseca e também por obrigatoriedade, todas as empresas precisam ter um profissional de contabilidade, da menor às grandes multinacionais, nas mais diversas áreas.    

As áreas de atuação podem ser divididas em Contabilidade Financeira, Contabilidade Societária, Contabilidade Tributária e Contabilidade Gerencial. Além das áreas correlatas, como Tesouraria e Recursos Humanos, no que se refere a folhas de pagamentos.    

Qual é o perfil de quem estuda Ciências Contábeis? Quais qualidades são essenciais para quem quer seguir essa profissão?    

Hoje em dia, em linhas gerais, o perfil do profissional de Contabilidade não difere muito de outras profissões. É essencial ter domínio das tecnologias da informação, porque qualquer trabalho da atualidade requer e depende disso. É preciso ter habilidades que não saem de moda: dominar a linguagem culta escrita e falada, para documentar algumas situações; ler e interpretar leis; entender a linguagem matemática e ter capacidade de concentração.    

O que o aluno aprende durante a Graduação em Ciências Contábeis da FECAP?    

A Graduação tem quatro eixos: dois de disciplinas específicas: Contabilidade Financeira (área externa às empresas) e Contabilidade Gerencial (área interna das empresas). Outros eixos são Finanças e Métodos Quantitativos, para que o aluno entenda a aplicação das técnicas de contabilidade; e Humanidades e Linguagens (disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio logico e noções de Direito).    

Qual é o maior diferencial do curso de Ciências Contábeis da FECAP, comparado a outras universidades?    

A FECAP é a escola de Contabilidade mais tradicional do Brasil, o que não significa que estamos parados no passado. Nosso curso atual tem pegada forte em tecnologia da informação e análise de dados. Nosso corpo docente é espetacular, aliando formação de primeira linha (professores com mestrado e doutorado) e atuação em empresas (os professores têm vasta experiência profissional), o que torna as aulas mais práticas do que teóricas. E o maior resultado disso é que o mercado nos reconhece como a melhor escola do Brasil. Além disso, alcançamos nota máxima no ENADE nas quatro últimas edições do exame.    

Se pudesse dar um conselho para quem quer cursar Ciências Contábeis, qual seria?    

Eu diria que a profissão tem muito presente e futuro. É uma área muito boa para se ingressar cedo no mercado de trabalho, ainda cursando a Graduação, e oferece excelentes oportunidades, seja por empreendedorismo, ingresso em concurso público ou empresas privadas.   

MAIS CURSOS   

A FECAP oferece ainda outros cursos de Pós-graduação, Mestrado em Ciências Contábeis e cursos livres e de curta duração para que profissionais da área possam se manter atualizados. Para conferir todos, acesse: www.fecap.br.    

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados