fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno do Mestrado FECAP participa de programa de PhD nos EUA

William Shibuya é ex-aluno do Mestrado em Administração da FECAP. Após 15 anos no meio...
Alumni | 02/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

William Shibuya é ex-aluno do Mestrado em Administração da FECAP. Após 15 anos no meio corporativo, ele fez a transição para atuar na área acadêmica e atualmente é assistente de pesquisa na Universidade de Houston, nos EUA, como parte do programa de PhD.  

Nascido no interior de São Paulo, mudou-se para a Capital aos 14 anos para fazer um curso técnico de eletrônica. Depois, cursou Administração na USP. 

“Mudei minha carreira de eletrônica para Administração no segundo ano da faculdade. Segui na área, trabalhando em diversas empresas, de diversos portes. Minha carreira foi principalmente na área de Finanças, embora eu tenha atuado nas várias áreas de administração, como é comum no Brasil. Após 15 anos no meio corporativo, fiz a transição para atuar na área acadêmica”. 

Na época, Willian trabalhava como professor na área de Administração e Negócios do Senac, e acabou escolhendo a FECAP para cursar o Mestrado. 

“Já atuando na área acadêmica, a importância do mestrado para o crescimento profissional ficou mais clara. Eu diria que o diferencial não foi o título em si, mas o aprendizado e as experiências relacionadas ao mestrado. Eu provavelmente não teria conseguido vir para os EUA sem o conhecimento de econometria, ou sem a participação em um congresso acadêmico do porte do EnANPAD. Isso certamente chama a atenção, poder apresentar minha pesquisa entre a elite dos pesquisadores em Administração do Brasil”. 

O ex-aluno entrou no Mestrado já com algumas ideias sobre o que gostaria de pesquisar. 

“Durante minha carreira profissional em finanças, ficou claro que grande parte dos principais problemas financeiros das empresas não estão na verdade relacionados a finanças, mas sim a outras áreas das empresas. Um exemplo claro é a relação entre marketing e finanças, já que o marketing pode afetar receitas, despesas e riscos da empresa. O desenvolvimento de minha tese foi no sentido de transformar minhas ideias mais gerais em algo específico, e então buscar maneiras de realizar o que eu tinha em mente. Acabei pesquisando como a rentabilidade das empresas é afetada pela qualidade no atendimento a reclamações dos consumidores. Considerando a importância do lucro, e como as empresas costumam estar despreparadas ou desinteressadas em atender a reclamações, o desenvolvimento foi muito relacionado à integração das teorias e métodos acadêmicos com a realidade vivida pelas empresas e pelos consumidores no Brasil”. 

Hoje, ele é assistente de pesquisa na Universidade de Houston, nos EUA, como parte do programa de PhD.   

“Eu faço pesquisas relacionadas a branding, baseadas nas análises econométricas de bases de dados que rastreiam a evolução das percepções dos consumidores americanos a respeito de centenas de marcas. Eu também atuo em outras atividades da universidade, como a organização de congressos. E recentemente fui o professor do curso de Estratégia e Planejamento de Marketing. Tem uma ligação enorme com o mestrado da FECAP, pois tudo começou durante o processo de orientação para a dissertação de mestrado. Foi o professor Edson Barbero quem primeiro falou que, se eu quisesse continuar na linha que eu estava trabalhando, eu deveria avaliar oportunidades no exterior. E diversos professores do mestrado da FECAP me apoiaram nesse processo depois disso. Estudar na FECAP foi uma grande experiência”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados