fbpx
voltar ao topo

Alumni Alvarista: ex-aluna do Mestrado da FECAP atua em ramo da Contabilidade

Mariana Necho Belli é uma aluna recém-formada no Mestrado em Contabilidade da FECAP que tem...
Alumni | 02/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Mariana Necho Belli é uma aluna recém-formada no Mestrado em Contabilidade da FECAP que tem usado os conhecimentos aprendidos para melhorar ainda mais sua atuação profissional. 

“Trabalho na Expertisemais há mais de 5 anos, da qual é sócia a Prof. Eliza Fazan. A empresa exerce funções como auxiliar do Juízo, nas áreas de perícia contábil e administração judicial de empresas em recuperação judicial e falidas. É um ramo bem específico e diferente no mercado, o que me fascina diariamente. Comecei no 2º semestre da graduação como estagiária. Fui me desenvolvendo e em menos de 5 meses fui efetivada para Auxiliar Contábil. Ao longo dos anos, fui sendo promovida para assistente e analista contábil, até que, em janeiro do ano passado, fui promovida para Coordenadora Contábil. Hoje sou a responsável por uma equipe com mais de 10 pessoas”. 

E sua história com a FECAP é antiga. 

“A FECAP marcou o início da minha vida adulta. Comecei a Graduação em Ciências Contábeis com 17 anos, logo depois de ter concluído o Ensino Médio. Me formei com 21 anos e logo emendei com o Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis”. 

E, ao contrário de muitos, que escolhem cedo a profissão que desejam seguir, Mariana não pensava em ser contadora quando era criança. 

“Tomei essa decisão quando estava no 3º ano do ensino médio, aos 45’ do 2º tempo (risos). Pesquisei bastante, decidi que era aquela carreira que queria para a minha vida e vi que a FECAP se destacava no curso, sendo uma das melhores do país. Quando passei no vestibular, logo decidi que era ali que cursaria a Graduação. Na oportunidade do Mestrado, não foi muito diferente. Já amava a instituição, pesquisei sobre o curso e vi seu destaque também. Hoje tenho a certeza de que foram as melhores escolhas que fiz”. 

Ela diz que estudar na FECAP foram seis anos consecutivos intensos e extremamente marcantes. 

“Tive oportunidade de estudar com profissionais fora da curva no mercado e que, acima de tudo, são seres humanos incríveis. Com o passar do tempo, o orgulho de ser alvarista só aumenta. Todos os professores que me acompanharam durante os 6 anos me marcaram de alguma forma e me ajudaram a ser essa pessoa e profissional que sou hoje”. 

Ela defendeu a dissertação no final de dezembro de 2020, um ano e dez meses após o início do curso. O tema teve como base sua área de atuação profissional: recuperação judicial, assunto que sempre lhe interessou na prática e que resolveu estudar profundamente na teoria também. Trata-se de um modelo estatístico para a previsão de sobrevivência para empresas em recuperação judicial. 

“O meu programa de Mestrado durou 1 ano e 10 meses, ao todo, envolvendo o período de cumprimento de créditos e o desenvolvimento da dissertação, sendo mais rápido que o habitual (de 2 a 2,5 anos). Foi um período extremamente intenso, importante e uma grande vitória profissional e pessoal para mim”. 

Ela complementa dizendo que tem muito interesse em atuar na vida acadêmica, como professora e pesquisadora. 

“Sempre soube que tinha esse interesse profissional, mas depois do mestrado, meu desejo só aumentou. O meu trabalho de conclusão de curso da Graduação rendeu uma publicação no 5º Congresso Internacional de Contabilidade e Governança da Universidade de Brasília (UnB), em 2019. Foi muito interessante essa experiência, pois o trabalho foi apresentado e bem avaliado por pesquisadores de outros países. Também auxiliei na revisão de textos e matrizes constantes no modelo de suficiência recuperacional, publicado no livro “Constatação Prévia em Processos de Recuperação Judicial de Empresas – O Modelo de Suficiência Recuperacional (MSR)”, de autoria do Juiz de Direito Dr. Daniel Carnio Costa com a Prof. Eliza Fazan. Atualmente, estou trabalhando ativamente para publicar artigos relacionados à minha dissertação em periódicos nacionais e quiçá internacionais”. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados