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A ex-aluna do curso de Secretariado Executivo da FECAP Ana Carolina Goulart Barboza da Silva e o professor Fernando Aguiar Camargo tiveram o artigo “A relevância do ensino de finanças no curso de Secretariado Executivo e seu uso no mercado de trabalho” publicado no periódico Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies – SCRIBES
O ESTUDO
O artigo busca responder qual a percepção dos alunos quanto ao conhecimento adquirido na universidade e o quanto ele pode auxiliar nas oportunidades de trabalho, bem como ser um diferencial curricular. Será que a grade curricular possui disciplinas de Finanças suficientes para as práticas profissionais? Esse questionamento norteou a idealização do artigo, que pretende contribuir com as pesquisas na área de Secretariado com foco em Finanças.
Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e de método quantitativo. Como resultado, tem-se que o profissional de Secretariado percebe a importância do conhecimento em Finanças como forma de agregar e otimizar suas atividades no dia a dia e reconhece que é um diferencial no mercado de trabalho e pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal. Contudo, a formação acadêmica possui certas limitações, pois não há um aprofundamento na área de Finanças; seu ensino ainda é introdutório.
A construção de uma carreira inicia-se no ambiente acadêmico simultaneamente à experiência profissional do discente. O secretário reinventa-se constantemente, é um profissional que está em busca de inovação, é multifuncional, fonte de informações, o primeiro contato entre clientes internos e externos. As finanças estão presentes na rotina secretarial nos mais diversos processos, da simples conferência de um relatório de despesas à organização de um evento com alto budget.
Em muitos casos, é o secretário o responsável pela administração de recursos financeiros para pagamento de contas e demais gastos do gestor, ou seja, direta ou indiretamente, o profissional de Secretariado lida com processos financeiros. Entretanto, a área de Finanças ainda não é um tema tão pesquisado no contexto da profissão de Secretariado e, mesmo no âmbito universitário, os alunos possuem pouco contato com disciplinas voltadas a essa área do conhecimento.
Leia o artigo clicando aqui!
OS PESQUISADORES
Ana Carolina Goulart Barboza da Silva: Graduada em Secretariado Executivo pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), bacharel em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e técnica em Secretariado pela ETEC Parque da Juventude. Carreira em evolução na área de Secretariado com experiência de 3 anos como secretária/assistente. Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) por 2 anos com pesquisas concluídas.
Fernando Aguiar Camargo: Mestre em Administração de Empresas com Ênfase em Finanças pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Pós Graduado em Assessoria Executiva e Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue, Como docente, atua no Curso de Pós Graduação em Assessoria Executiva e Graduação em Secretariado Executivo da FECAP além conteúdista na UNINTER. Possui experiência de mais de 10 anos como Secretário Executivo, atendendo Diretores e Presidentes. Atualmente exerce o cargo de Consultor de Governança Corporativa e Gestão de Riscos no Grupo Fleury. Desenvolve palestras em universidades e empresas, além de coordenar cursos livres voltados para o secretariado. Criador do Grupo SecretáriOs e coautor do Livro Excelência no Secretariado, sendo um dos capítulos: O Homem e o Secretariado.
A REVISTA
A Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies – SCRIBES publica semestralmente, em formato eletrônico, trabalhos científicos e artigos em Português, Inglês, Espanhol e Francês nas áreas de Estudos Secretariais e Estudos Organizacionais. Devido ao seu aspecto multidisciplinar, a SCRIBES aceita, também, contribuições em outras áreas do conhecimento, desde que condizentes com sua política editorial. O foco da revista é alcançar um público que tenha como objetivo o desenvolvimento dessas áreas de conhecimento, dentre professores, acadêmicos, pesquisadores e profissionais.
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