fbpx

Professor da FECAP participa do 13º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo

O professor da FECAP Ahmed El Khatib participa nos dias 29 e 30 de outubro do 13º Congresso...
Graduação | 28/10/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O professor da FECAP Ahmed El Khatib participa nos dias 29 e 30 de outubro do 13º Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) promovido pela Fundação Getúlio Vargas. As inscrições para o evento, que acontece de forma on-line, podem ser feitas pelo site. 

Ahmed apresentará trabalhos no evento e também será moderador de um dos painéis do congresso. Além disso, dois trabalhos de sua autoria, ambos no contexto da Pandemia da Covid-19, foram aprovados e também serão apresentados. 

TRABALHOS 

Um dos trabalhos do professor é o “Acúmulo de Alimentos durante a Pandemia da COVID-19: Uma Análise à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP)”, um artigo com objetivo de examinar o modelo expandido da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) com a variável de percepção de risco de intenção de acumular alimentos durante a Pandemia da COVID-19 e foi realizada na cidade de São Paulo entre os dias 10 de abril e 19 de maio de 2020. 

A COVID 19 evidenciou que as pessoas estão dispostas a acumular alimentos, independentemente dos preços, qualidade e até mesmo as curtas datas de validade; e de todos os tipos de alimentos a serem possuídos o mais rápido possível, na esperança de estarem seguros no caso de um bloqueio da sociedade ou a propagação da pandemia. O determinante principal dessa atitude é que as pessoas consideram que comprar alimentos é estocá-los é mais seguro do que não comprar, apesar dos riscos de altos custos e outras perdas financeiras. 

O segundo trabalho é o artigo “COVID-19 e o Anticonsumo: Uma Análise dos Efeitos da Pandemia na Indústria da Moda”. A pesquisa analisou como a crise econômica atual provocada pela COVID-19 afetou o comportamento de consumo de moda dos consumidores e quais as práticas alternativas de consumo que surgiram neste contexto. Foram utilizadas vinte entrevistas semiestruturadas durante os meses de abril e maio de 2020. 

A pesquisa ainda esclarece os sentimentos subjacentes envolvidos devido a mudanças nos padrões de consumo. Alguns dos temas que emergem; reutilizar, reduzir e recusar, que estão alinhados com os achados anteriores sobre anticonsumo, mas desta vez os motivos dos consumidores não são voluntários, mas sim provocados por uma crise generalizada na saúde com consequências econômicas. O estudo evidenciou ainda que existem sentimentos positivos e negativos associados a mudanças no comportamento do consumo devido à crise econômica atual. Juntamente com a compreensão das adaptações no comportamento do consumo, a antecipação dessas emoções conflitantes resultantes do anticonsumo relacionado à crise é importante para profissionais de marketing e varejistas preocupados em desenvolver estratégias de resposta apropriadas para o pós-Pandemia da COVID-19. 

O CONGRESSO 

O Congresso Latino-Americano de Varejo e Consumo (CLAV) integra a abordagem acadêmica à relevância profissional, articulando o processo de pesquisa e disseminação de conhecimento no varejo. Os participantes têm acesso a pesquisadores e profissionais renomados, o que constrói laços entre o mercado e a excelência acadêmica. Encorajamos estudantes e acadêmicos a enviar seus melhores esforços em artigos completos, artigos executivos e working papers, bem como submissões para nosso consórcio doutoral, sessão de iniciação científica e de casos de ensino. 

O tema do 13º Congresso Latino Americano de Varejo e Consumo (CLAV-2020) é “After COVID-19: Building Purpose through Stakeholders in Retailing”, discutindo o papel dos diferentes stakeholders na geração e distribuição de valor na atividade varejista após o Covid-19. 

O CLAV aguarda a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, interessados ou envolvidos em pesquisas sobre o tema de varejo, bem como profissionais de varejo da América Latina e outras regiões do mundo. 

Os melhores trabalhos submetidos serão considerados para publicação nos seguintes periódicos: Marketing Intelligence & Planning; Fórum RAE (Revista de Administração de Empresas) de Varejo; Revista Brasileira de Marketing (REMark) e Latin American Business Review. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados