fbpx

Tire suas dúvidas sobre o curso de Contabilidade para Graduados

Está pensando em iniciar a Graduação em Contabilidade para Graduados? Para ajudar você nessa...
Graduação | 24/09/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Está pensando em iniciar a Graduação em Contabilidade para Graduados? Para ajudar você nessa escolha, o coordenador do curso, professor Ronaldo Fróes, responde às dúvidas mais comuns dos candidatos. 

Com a demanda crescente no mercado de trabalho, a FECAP uniu sua tradição no ensino da contabilidade à necessidade de profissionais das áreas de negócio pelo conhecimento e certificação em Ciências Contábeis, com a criação do curso de Ciências Contábeis para Graduados. 

Como é a carreira de quem se forma em Contabilidade para Graduados? Depois de formado, onde o profissional pode trabalhar? Quais são as áreas de atuação? 

A área da Contabilidade é muito ampla. Esse profissional é responsável por tomar conta das finanças de uma empresa. Uma questão muito importante é que, por necessidade intrínseca e também por obrigatoriedade, todas as empresas precisam ter um profissional de contabilidade, da menor às grandes multinacionais, nas mais diversas áreas. 

As áreas de atuação podem ser divididas em Contabilidade Financeira, Contabilidade Societária, Contabilidade Tributária e Contabilidade Gerencial. Além das áreas correlatas como Tesouraria e Recursos Humanos, no que se refere a folhas de pagamentos. 

Qual é o perfil de quem estuda Contabilidade para Graduados? Quais qualidades são essenciais para quem quer seguir essa profissão? 

Hoje em dia, em linhas gerais, o perfil do profissional de Contabilidade não difere muito do de outras profissões. É essencial ter domínio das tecnologias da informação, porque qualquer trabalho da atualidade requer e depende disso. É preciso ter habilidades que não saem de moda: dominar a linguagem culta escrita e falada, para documentar algumas situações; ler e interpretar leis; entender a linguagem matemática e ter capacidade de concentração. 

O que o aluno aprende durante a Graduação em Contabilidade para Graduados da FECAP? 

A Graduação tem quatro eixos: dois de disciplinas específicas: Contabilidade Financeira (área externa às empresas) e Contabilidade Gerencial (área interna das empresas). Outros eixos são Finanças e Métodos Quantitativos, para que o aluno entenda a aplicação das técnicas de contabilidade; e Humanidades e Linguagens (disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio logico e noções de Direito). 

Qual é o maior diferencial do curso de Contabilidade para Graduados da FECAP, comparado a outras universidades? 

A FECAP é a escola de Contabilidade mais tradicional do Brasil, o que não significa que estamos parados no passado. Nosso curso atual tem pegada forte em tecnologia da informação e análise de dados. Nosso corpo decente é espetacular, aliando formação de primeira linha (professores com mestrado e doutorado) e atuação em empresas (os professores têm vasta experiência profissional), o que torna as aulas mais práticas do que teóricas. E o maior resultado disso é que o mercado nos reconhece como a melhor escola do Brasil. Além disso, alcançamos nota máxima no ENADE nas quatro últimas edições do exame. 

Se pudesse dar um conselho para quem quer cursar Contabilidade para Graduados, qual seria? 

Eu diria que a profissão tem muito presente e futuro. É uma área muito boa para se ingressar cedo no mercado de trabalho, ainda cursando a Graduação, e oferece excelentes oportunidades, seja por empreendedorismo, ingresso em concurso público ou empresas privadas. 

O CURSO 

Trata-se de um bacharelado tradicional em Ciências Contábeis, com direito ao diploma de bacharel e registro no Conselho Regional de Contabilidade – CRC (mediante aprovação em Exame de Suficiência, no qual os alunos da FECAP têm aprovação próxima de 100%). 

O curso tem a seguinte duração, a depender da formação do profissional: 

  • Duração de 2 anos para Graduados em Administração, Economia ou Ciências Atuariais, com base nas eliminações de disciplinas; 
  • Duração de 2,5 anos para Graduados em Direito, com base nas eliminações de disciplinas. 

Saiba mais sobre o curso.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados