fbpx

Alumni Alvarista: ex-aluno Sérgio é Economista, Professor de Finanças, Gestão de Riscos e Governança e Conselheiro Corporativo

Sérgio Rogante é mais um entre tantos ex-alunos da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Ele...
Alumni | 05/08/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Sérgio Rogante é mais um entre tantos ex-alunos da FECAP com destaque no mercado de trabalho. Ele passou três vezes pelos bancos escolares da FECAP: fez o Técnico em Contabilidade no Colégio FECAP, de 1985 a 1988, graduou-se em Economia (1992) e Ciências Contábeis (1994) e concluiu o Mestrado Profissional em Administração com ênfase em Finanças em 2018.

Hoje, após 32 anos no mercado de trabalho, Sérgio se diz realizado profissional e financeiramente. Ele iniciou sua carreira em um programa de trainee de uma conceituada consultoria internacional, enquanto cursava o primeiro ano de economia na FECAP. Ao longo de sua trajetória corporativa, foi diretor desta empresa e, posteriormente, de uma instituição financeira. Hoje, atua de forma independente, dentro do conceito de um profissional liberal.

“Atualmente minha atuação se concentra em três frentes específicas: ajudando pessoas a estabelecer estratégias de investimento de seu patrimônio financeiro pessoal; sendo conselheiro de corporações; e atuando como docente. A independência com que exerço minhas atividades profissionais hoje é fruto de meu esforço e das oportunidades que tive durante o tempo em que atuei no mundo corporativo”, explica.

Entre suas atividades atuais, Sérgio destaca sua atuação como membro do Comitê de Riscos Estatutário do Banco do Estado do Pará – Banpará e a produção do Gotham Market Watch, um relatório de acompanhamento de mercado que tem por objetivo proporcionar aos investidores uma visão prospectiva e independente dos principais direcionadores do mercado de ativos financeiros. Este relatório é disponibilizado aos clientes e amigos da Gotham Consultoria Financeira Personalizada, nome fantasia da atuação dele como economista, no portal www.gothamfinance.com.br.

Em 2009, ele publicou o livro “Mercado Financeiro Brasileiro – Mudanças esperadas para adaptação a um ambiente de taxas de juros declinantes”. Agora, sua dissertação de Mestrado, sob o título “Fatores determinantes do desempenho de instituições financeiras brasileiras de grande e médio portes”, também deverá se tornar um livro, encontrando-se em fase final de publicação.

Sérgio conta que escolheu nosso Centro Universitário para estudar por ser uma escola tradicional e referência no ensino comercial. “Minha experiência Alvarista foi extremamente positiva. Foram mais de 12 anos em suas salas de aula, convivendo com mestres na acepção exata da palavra. Sem ela não teria acesso às oportunidades profissionais que tive ao longo dos últimos 32 anos. Devo à FECAP minha formação acadêmica, capacitação técnica e qualificação profissional. Através destes atributos, fui capaz de atingir postos de destaque e referência em todas as instituições onde trabalhei”.

Para quem tem dúvidas sobre a excelência da FECAP, ele conta sua experiência própria. “Posso atestar que a instituição faz jus a sua tradição grandiosa. A FECAP é uma referência no ensino comercial na maior metrópole do hemisfério sul desde muito antes de eu começar a pensar em estudar economia, administração e finanças. Comprovei sua qualidade e compromisso com a excelência de ensino durante minhas graduações. Voltei para minha casa de formação para atender o programa de Mestrado após 22 anos, e depois de ter cursado um programa de MBA em outra instituição, com extensão internacional, pela qualidade do programa da FECAP e de seu corpo docente”, finaliza.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados