fbpx

FECAP recebe ICLOC, o maior congresso de práticas em sala de aula do país

FECAP recebeu o evento que reuniu docentes de escolas públicas e particulares para apresentar e...
Eventos | 29/07/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

FECAP recebeu o evento que reuniu docentes de escolas públicas e particulares para apresentar e discutir ações que contribuam no desenvolvimento da educação como um todo 

A FECAP sediou o 11º Congresso ICLOC, realizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho sobre Práticas na Sala de Aula. Com o principal objetivo de fomentar os debates a respeito do aprimoramento de processos educacionais brasileiros, o encontro entre docentes aconteceu no último sábado (25), das 08h30 às 17h10. 

O evento acontece desde 2009 e em sua primeira edição houve 60 projetos inscritos. Nessa 11ª edição, foram inscritos mais de 1.100 projetos. O crescimento expressivo de 1.700% em trabalhos apresentados demonstra como é importante evidenciar essas ações educacionais. Os projetos registrados foram de instituições de ensino infantil, fundamental, médio, médio profissionalizante e EJA (Educação de Jovens e Adultos).  

“O ICLOC, desde a sua criação, se propôs a organizar congressos em que professores fossem os principais atores ao dar relatos sobre as suas aulas, projetos e planejamentos. O ambiente propicia, ainda, a interação com o público, pois fomenta o debate de assuntos ligados a suas práticas”, afirma Sylvia Gouvêa, Presidente do ICLOC. 

Durante todo o dia, foram apresentados 1.111 trabalhos em 294 sessões, divididas em horários reservados para cada apresentação. Além de todas as apresentações, o evento contou com uma palestra de encerramento, que aconteceu no Teatro FECAP, com vagas limitadas. 

“Bastidores do Livro para a Infância” foi o tema da palestra. Márcia Leite, escritora e educadora, realizou uma dinâmica que teve como proposta apresentar o processo de criação e de produção editorial, o que fortalece as competências interpretativas do professor mediador. Os elementos apresentados por Márcia foram capazes de ajudar os professores a aprimorar o olhar para a decifração estética e literária com os seus alunos. 

A missão do ICLOC é promover a inovação educativa. Segundo Edgar Bim, Diretor do ICLOC, o congresso de 2019 foi um sucesso: “O retorno que recebi de congressistas, apresentadores, expositores e da equipe da Lourenço Castanho me faz concluir que essa foi a melhor edição do Congresso ICLOC desde a sua criação. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados