fbpx

Qual a importância da TI (tecnologia da informação) para pequenas, médias e grandes empresas?

Por David de Oliveira Lemes
CE - Reflexões Relevantes - Geral | 25/02/2021
Compartilhe :

O que antes era considerado suporte, hoje tornou-se essencial. A tecnologia da informação é realidade em empresas de todos os portes e de diferentes áreas. Investir em TI não é mais opção, o setor tem evoluído cada dia mais e é usado tanto na estratégia quanto no operacional. Você sabe a importância da TI para uma empresa? Quais vantagens ele traz?

Por que a TI é essencial?

Se você nasceu antes da década de 1990 sabe do que eu estou falando, o medo da substituição pelas máquinas era evidente (e até então, ficcional). Falar em TI era pensar em automatização e empregos que poderiam deixar de existir. Hoje ela é parte importante e está presente na maioria dos processos de uma empresa.

A tecnologia da informação tem espaço desde o suporte nos processos, até as tomadas de decisões. Com a TI é possível fazer uma gestão mais assertiva e encontrar soluções inovadoras. Além disso, a tecnologia da informação possibilita o monitoramento de dados, melhoria ao acesso das informações necessárias e acompanhamento da produtividade de uma empresa. Os benefícios são muitos.

Benefícios competitivos da tecnologia da informação
  • Visão estratégica – É possível por meio de tecnologias o desenvolvimento de processos informacionais. Além de otimizar tempo, outro ponto é conseguir melhorar o desempenho. Essas melhorais tornam a empresa mais competitiva no mercado.
  • Redução de custos – Como falamos acima a tecnologia da informação permite a otimização do processo, consequentemente é possível alcançar também uma significativa redução de custos com essas melhorias.
  • Aumento de produtividade e eficiência – Uma coisa puxa a outra, uma vez que você tem processos monitorados e automatizados, além da consequência da redução de custos é possível também economizar tempo. O tempo que antes era gasto em uma única tarefa pode ser direcionado para outra tão importante quanto, aumentando assim a produtividade da empresa.
  • Integração – Com a tecnologia da informação a empresa consegue também integrar diversos setores e promover a troca de informações. O resultado é conseguir enxergar o processo de diferentes frentes, criando uma melhoria contínua feita por meio dessa troca.
  • Mais lucro – Os benefícios citados anteriormente culminam em algo que toda empresa deseja: lucratividade. Se uma empresa tem a possibilidade de ter uma visão mais estratégica para tomada de decisão, consegue reduzir custos da sua operação, melhorar produtividade em seus processos e integrar tudo isso, o resultado é um só: mais lucro. E este sem dúvidas é um dos benefícios que tem maior impacto quando se pensa em investir em tecnologia da informação na empresa.

Esses são só alguns pontos que a tecnologia da informação pode trazer. A evolução constante desse setor promete impactar ainda mais. E se você está em dúvida sobre investir ou não nessa importante ferramenta, já sabe que apostar em uma área de TI com profissionais eficientes pode ser importante diferencial.

Como é feito a tecnologia da informação na sua empresa? Você pretende implementar melhorias?

Por David de Oliveira Lemes

Coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FECAP e Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP

Quer saber mais sobre a FECAP?