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Pesquisa da FECAP revela que roubo e furto de motocicletas de alta cilindrada dobraram no primeiro semestre em SP

O Estado de São Paulo registrou alta de 7,14% no roubo e furto de motocicletas e motonetas em...
Imprensa | 12/09/2023
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O Estado de São Paulo registrou alta de 7,14% no roubo e furto de motocicletas e motonetas em geral, no mesmo período

Todos os dias, são registrados uma média de 100 roubos ou furtos de motocicletas, no Estado de São Paulo. Nos seis primeiros meses do ano, a alta foi de 7,14%, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram 18.292 eventos, entre janeiro e junho de 2023, e 17.073, entre janeiro e junho de 2022. O crescimento foi impulsionado pelos furtos, que aumentaram 16,24%. Foram 13.071 ocorrências, no primeiro semestre de 2023, e 11.245 em igual período de 2022. Os dados estão no Boletim Tracker-Fecap, que acaba de ser divulgado.  

Furtos Motocicletas2022Furtos Motocicletas2023
jan1687jan2682
fev1641fev2471
mar2165mar2220
abr1955abr1878
mai1899mai2094
jun1898jun1726
Subtotal 1º Semestre11245Total13071
jul1100
ago1664
set2646
out2915
nov3198
dez3422
Total 202237435

Os roubos recuaram 10,42%. Foram 5.221, nos seis primeiros meses de 2023, contra 5.828, em igual período de 2022.

Roubos Motocicletas2022Roubo de Motocicletas2023
jan830jan961
fev792fev1016
mar1134mar905
abr977abr827
mai1073mai801
jun1022jun711
Subtotal 1º Semestre5828Total5221
jul696
ago836
set1013
out1647
nov1667
dez2001
Total 202219516

Dias das ocorrências:

Semana 2023 – Furto
Rótulos de Linhaocorrências
domingo17,57%
segunda-feira10,81%
terça-feira14,86%
quarta-feira14,86%
quinta-feira15,54%
sexta-feira13,51%
sábado12,84%
Total Geral100,00%
Semana 2023 – Roubo
Rótulos de Linhaocorrências
domingo32,25%
segunda-feira5,68%
terça-feira6,69%
quarta-feira10,55%
quinta-feira12,37%
sexta-feira12,37%
sábado19,07%
Total Geral100,00%

Motos de alta cilindrada

O Estado de São Paulo de São Paulo registra uma média de mais de quatro motos acima de 600 cilindradas roubadas ou furtadas por dia. Entre janeiro e junho foram registrados 794 boletins de ocorrência. No mesmo período do ano passado, foram 400. Quando o número é comparado com o segundo semestre de 2022, o total registrado neste ano é 16,59% maior.

Nesta categoria de motos grandes, os roubos são mais comuns do que os furtos, ao contrário do que ocorre com as motos de baixa cilindrada. “Isso está atrelado a utilização da motocicleta. O proprietário costuma utilizar estes modelos para o lazer. Portanto não deixa o veículo estacionado nas ruas, local onde normalmente acontecem os furtos. As motos grandes ficam nas garagens ou em estacionamentos fechados. Paralelo a isso, esses modelos são mais utilizados aos fins de semana, momento em que o proprietário é abordado pelos bandidos”, afirma o Coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.

Roubo Motocicletas alta Cilindrada2022Roubo Motocicletas alta Cilindrada2023
jan34jan54
fev50fev66
mar46mar115
abr63abr113
mai72mai140
jun69jun125
Subtotal – 1º Semestre334Subtotal – 1º semestre613
jul54
ago58  
set62  
out138  
nov129 
dez126
Subtotal – 2º Semestre567
Total901

Houve um aumento de 83,53% nas ocorrências de roubo, no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Ao comparar os dois semestres de 2022, percebe-se um aumento de 70% no número de roubos, no segundo semestre, em relação ao primeiro. “E, mesmo com o drástico aumento de roubos no segundo semestre de 2022, o primeiro semestre de 2023 conseguiu superá-lo com um aumento de aproximadamente 8,11%. A situação dos roubos de motocicletas de alta cilindrada no Estado de São Paulo tem se agravado consistentemente desde 2022. O aumento de ocorrências é particularmente alarmante, pois mostra um padrão claro de crescimento contínuo e preocupante”, analisa o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

A cidade de São Paulo lidera o ranking com um total de 293 ocorrências, seguido por Campinas (37) e Guarulhos (25). O top 10 das cidades compreende uma vasta área geográfica, desde centros urbanos até áreas mais afastadas, demonstrando a abrangência do problema.

TOP 10  Cidades2023      Ocorrências
S. PAULO293
CAMPINAS37
GUARULHOS25
SUMARE19
S. BERNARDO DO CAMPO19
COTIA14
DIADEMA13
ITAPECERICA DA SERRA13
S. ANDRÉ12
OSASCO9
HORTOLANDIA8

Os bairros com maior número de ocorrências em 2023 são: Itaim Bibi (11), Santo Amaro (9) e Morumbi, Tatuapé e Vila Andrade empatados com 8 roubos.

TOP 10 BairrosSão Paulo              2023
ITAIM BIBI11
SANTO AMARO9
VILA ANDRADE8
MORUMBI8
TATUAPE8
BUTANTA7
VILA SONIA6
VILA OLÍMPIA6
PIRITUBA6
VILA PRUDENTE6
SACOMA6
RAPOSO TAVARES5

Apesar da vedação da divulgação de alguns dados, foi possível identificar que a Avenida dos Bandeirantes apresentou 7 casos, seguida da Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Fernão Dias, ambas com 4 ocorrências. “Muitos dos logradouros citados são vias de grande fluxo, o que pode indicar um alvo preferencial para criminosos”, complementa Erivaldo Costa Vieira.

TOP 10 Logradouros – Cidade de São PauloOcorrências
VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS8
AVENIDA DOS BANDEIRANTES7
RODOVIA DOS IMIGRANTES4
RODOVIA FERNÃO DIAS4
AVENIDA DAS NAÇÕES UNIDAS3
AVENIDA EMBAIXADOR MACEDO SOARES3
AVENIDA CORONEL SEZEFREDO FAGUNDES3
RUA CAMARGO2
RUA LAGUNA2
RUA DOM VILARES2
AVENIDA MARGINAL DO RIO PINHEIROS2
MARGINAL PINHEIROS2
AVENIDA GIOVANNI GRONCHI2
AVENIDA WASHINGTON LUÍS2
RUA DAS JUNTAS PROVISÓRIAS2

O crescimento das ocorrências de furto é ainda mais preocupante. O total registrado nos seis primeiros meses de 2023 já superou todo o ano de 2022. “O Estado de São Paulo tem enfrentado um aumento preocupante nos furtos de motocicletas de alta cilindrada. Entre 2021 e 2022, houve um salto de 50% nesse tipo de ocorrência. No primeiro semestre de 2023, a situação tornou-se ainda mais alarmante, registrando um crescimento substancial de 174,24% em comparação com o primeiro semestre de 2022”, alerta o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP.

Furto Motocicletas alta Cilindrada2022Furto Motocicletas alta Cilindrada2023
jan8jan22
fev17fev14
mar8mar41
abr9abr29
mai8mai37
jun16jun38
Subtotal 1º Semestre66Subtotal181
jul4
ago7
set15  
out30  
nov34  
dez24
Subtotal 2º Semestre114
Total180

Com exceção da capital paulista, percebe-se que o furto de motocicletas de alta cilindrada é um fenômeno pulverizado no Estado, ou seja, está espalhado por centenas de cidades.

TOP 10 CIDADES – Furto Motocicletas Alta Cilindrada – 1º Semestre 2023Ocorrências
S. PAULO58
GUARULHOS6
CAMPINAS6
S. ANDRÈ4
ITUPEVA3
AMERICANA3
S. BERNARDO DO CAMPO3
S. VICENTE3
TABOAO DA SERRA2
SUMARE2

Nos bairros da cidade de São Paulo, as ocorrências também estão distribuídas por diversas áreas.

TOP 10 BAIRROS Furto Motocicletas Alta Cilindrada – 1º. Semestre 2023Ocorrências
JARDIM PAULISTA6
MOOCA5
VILA MARIANA4
LIBERDADE3
TATUAPE3
LAPA2
SAO LUCAS2
BARRA FUNDA2
FREGUESIA DO O2
SAO DOMINGOS2

A pulverização se repete quando analisadas as vias mais perigosas.

TOP 3 LOUGRADOUROS – Furto Motocicletas Alta Cilindrada – 1º Sem 2023Ocorrências
VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS5
RUA GENERAL OSÓRIO2
AVENIDA LUCAS NOGUEIRA GARCÊS2
ESTRADA DO GOVERNO2

Nota técnica: Para os anos de 2021 e 2022, os dados do Boletim Tracker-Fecap foram baseados nas informações fornecidas pela SSP-SP, que, nesse período, sofreram modificações decorrentes de auditorias. Não temos informações precisas sobre o impacto destas alterações no relatório. Quanto aos dados de 2023, ressalta-se uma inconsistência: os números totais de roubos e furtos de veículos fornecidos pela SSP-SP após a auditoria não coincidem com os dados disponíveis na planilha de Veículos Subtraídos da própria SSP. Solicitamos esclarecimentos à SSP no Centro de Análise, Planejamento e Estatística, mas até o momento não obtivemos respostas.

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