fbpx

FECAP Corporate lança curso sob medida de Gestão da Diversidade

É determinante para o sucesso de uma empresa ter uma boa Gestão da Diversidade, garantindo assim...
Corporate | 26/04/2021
Compartilhe :

É determinante para o sucesso de uma empresa ter uma boa Gestão da Diversidade, garantindo assim que os funcionários possam se sentir parte da organização. 

Muito se tem falado sobre diversidade e inclusão, a importância de sua aplicação para uma melhor adequação da empresa às necessidades sociais e outros muitos pontos positivos que a inclusão traz. Mas sua empresa realmente está realizando uma gestão boa da diversidade? 

Buscando preparar equipes, o Prof. Me. Marcus Bomfim, consultor em comunicação e diversidade e membro da coordenação acadêmica do Movimento Afropresença, oferece um curso voltado para instituições que busquem ampliar a diversidade e a equidade de seu quadro de funcionários. 

A oferta do curso é feita sob demanda. Então, para garantir que sua organização tenha um professor altamente qualificado na área da diversidade, é necessário fazer sua inscrição por este link, definindo a quantidade de alunos que farão o curso, datas e melhores horários para sua equipe. 

Caso você tenha interesse em realizar o curso individualmente, demonstre sua intenção de vaga para que possamos avisá-lo quando fecharmos uma turma clicando aqui

A atividade tem carga horária de 15 horas, sendo 4 encontros de 3h de duração, ou 6 encontros de 2h e uma atividade avaliativa (modalidade Aprendizagem Baseada em Problemas), cujo tempo de estudo/análise e elaboração das respostas consumirá 3h, totalizando assim as 15 horas previstas como carga horária total do curso. 

Atendendo às necessidades das empresas 

O curso busca atender e entender o desafio contemporâneo da gestão da diversidade, equidade e inclusão nas organizações, a partir de uma abordagem ética, humanística e voltada à educação em relações étnico-raciais para aprimorar as mediações, enunciações e efeitos nas relações internas e externas da empresa.  

Além disso, é importante reconhecer o papel do mundo do trabalho sobre a (des)construção de imaginários sociais que comportem o respeito às diferenças e a valorização de identidades plurais e o papel e responsabilidades do mundo dos negócios na sociedade brasileira, em suas características de desigualdades históricas, sociais, culturais, regionais e econômicas.  

O curso abordará também uma problematização dos conflitos sociais a partir de sistemas estruturantes, como racismo, machismo, LGBTfobia, capacitismo, etarismo e interseccionalidade, cujas identidades e sociabilidades dentro das empresas estão presentes e, em alguns contextos, invisibilizadas – mas tensionam a empresa.  

A quem o curso se destina 

Profissionais de diferentes áreas que estejam interessados em atuar em áreas corporativas dedicadas à gestão da diversidade; integrantes de comitês de diversidade ou grupos de afinidades com política para a Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI). 

Gestores de áreas de diversidade que necessitam ajustar ou coordenar o trabalho de seus pares de gestão de outras áreas (como Recursos Humanos, Comunicação, Marketing, Finanças, entre outras) ou ainda parceiros e fornecedores que requerem alinhamento estratégico, tático e operacional para dar materialidade à política de Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da organização.

Materialidade dos resultados 

Com uma discussão crítica sobre esses conceitos que desafiam a gestão da diversidade nas organizações, o curso aborda esses pontos delicados numa perspectiva ética e compromisso com a materialidade dos resultados.  

Faz ainda uma identificação de estratégias de comunicação e relacionamento viáveis e necessárias para o encaminhamento das questões da diversidade com responsabilização pública para assegurar uma identidade organizacional que gere imagem favorável e reputação consistente.  

Como se não pudesse ficar melhor, como um brinde, apresenta orientações para elaboração de conteúdos que estabelecem a comunicação não violenta e genuína com seus stakeholders sobre diversidade, equidade e inclusão. 

Marcus Vinícius Bomfim 

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015). Graduado em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2001). Pós-graduado lato sensu em Gestão de Processos da Comunicação (Gestcom) pela ECA-USP (2003); Pós-graduado lato sensu em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos (Digicorp) pela ECA-USP (2011). Professor assistente no Curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).  

Professor do Curso de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Membro da coordenação acadêmica do Movimento Afropresença, parceria intersetorial para prevenção e combate à discriminação racial nas relações de trabalho e valorização da diversidade racial nos espaços empresariais, com idealização do Ministério Público do Trabalho em São Paulo e a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). 

FECAP Corporate 

A FECAP Corporate foi criada para oferecer educação de excelência com foco nas necessidades específicas das empresas. 

A área conta com uma equipe exclusiva, experiente e apaixonada pelo que faz. Essa estrutura permite unir qualidade de ensino e a tradição centenária da FECAP, com atendimento dedicado para customizações, adaptações e soluções ágeis. 

Como Fundação, a FECAP ainda tem a vantagem de poder oferecer altíssima qualidade, com preços mais competitivos que a média do mercado.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NO INSTAGRAM

Quer saber mais sobre a FECAP?