fbpx

Gestão da Diversidade

Carga Horária: 3 horas

Data: Próxima turma: agosto/2021

Horários: Sextas-Feiras - Online - Das 16h00 às 19h00

Valor: R$ 298,00

Período de Inscrição: Entraremos em contato confirmando a turma

Prof. Professor Marcus Vinícius Bomfim

Sobre o curso

Atendendo às necessidades das empresas 

O curso busca atender e entender o desafio contemporâneo da gestão da diversidade, equidade e inclusão nas organizações, a partir de uma abordagem humanística, sociológica e ética das mediações, enunciações e efeitos nas relações internas e externas da empresa.  

Além disso, é importante reconhecer o papel do mundo do trabalho sobre a (des)construção de imaginários sociais que comportem o respeito às diferenças e a valorização de identidades plurais e o papel e responsabilidades do mundo dos negócios na sociedade brasileira, em suas características de desigualdades históricas, sociais, culturais, regionais e econômicas.  

O curso abordará também uma problematização dos conflitos sociais a partir de sistemas estruturantes, como racismo, machismo, LGBTfobiacapacitismo e etarismo, cujas identidades e sociabilidades dentro das empresas estão presentes e, em alguns contextos, invisibilizadas – mas tensionam a empresa.  

 

A quem o curso se destina 

Profissionais de diferentes áreas que estejam interessados em atuar em áreas corporativas dedicadas à gestão da diversidade; integrantes de comitês de diversidade ou grupos de afinidades com política para a Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI). 

Gestores de áreas de diversidade que necessitam ajustar ou coordenar o trabalho de seus pares de gestão de outras áreas (como Recursos Humanos, Comunicação, Marketing, Finanças, entre outras) ou ainda parceiros e fornecedores que requerem alinhamento estratégico, tático e operacional para dar materialidade à política de Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da organização. 

 

Materialidade dos resultados 

Com uma discussão crítica sobre esses conceitos que desafiam a gestão da diversidade nas organizações, o curso aborda esses pontos delicados numa perspectiva ética e compromisso com a materialidade dos resultados.  

Faz ainda uma identificação de estratégias de comunicação e relacionamento viáveis e necessárias para o encaminhamento das questões da diversidade com responsabilização pública para assegurar uma identidade organizacional que gere imagem favorável e reputação consistente.  

Como se não pudesse ficar melhor, como um brinde, apresenta orientações para elaboração de conteúdos que estabelecem a comunicação não violenta e genuína com seus stakeholders sobre diversidade, equidade e inclusão. 

 

Sobre o professor

Marcus Vinícius Bomfim 

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2015). Graduado em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2001). Pós-graduado lato sensu em Gestão de Processos da Comunicação (Gestcom) pela ECA-USP (2003); Pós-graduado lato sensu em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos (Digicorp) pela ECA-USP (2011). Professor assistente no Curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). Professor do Curso de Relações Públicas da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Revisor da Revista Dito e Efeito da UFTPR. Membro acadêmico do Fórum de Gestão Compartilhada em Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo (2018-2020). 

Professor Marcus Vinícius Bomfim

Compartilhe :

Receba tudo que rola no universo FECAP?

Ou