fbpx

Especialista dá dicas para estudantes conseguirem o 1º estágio

A carreira profissional é uma caminhada com muitos passos. Podemos dizer que o primeiro deles é...
ASA | 22/03/2021
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A carreira profissional é uma caminhada com muitos passos. Podemos dizer que o primeiro deles é cursar a Graduação, mas certamente o segundo, e mais importante, é conseguir o primeiro estágio. 

Segundo Carlos Loures, supervisor do programa de estágios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), o estágio é o momento para o estudante lapidar, na prática, os conhecimentos aprendidos na teoria – algo que fará toda a diferença em seu futuro profissional

  1. ESTÁGIO É O TREINO PARA A VIDA PROFISSIONAL 

O estágio é uma etapa muito importante porque, além de levar o estudante a fazer uma conexão entre teoria e prática, permite que ele ganhe experiência profissional na área em que pretende trabalhar. 

  1. FAÇA SEU CURRÍCULO PARECER “INTERESSANTE”  

Uma boa estratégia para se “vender” para as empresas é o acúmulo de conhecimentos que serão úteis no ambiente de trabalho, tais como o Pacote Office e línguas estrangeiras, especialmente Inglês. Tais conhecimentos podem dar uma vantagem ao currículo de um candidato a estágio na comparação com outros candidatos. 

  1. O ESTÁGIO AMADURECE O PROFISSIONAL 

O fato de ter uma vivência profissional por meio do estágio ajuda no amadurecimento do estudante, porque ele compreende, desde cedo, o que significa vivenciar o ambiente de uma empresa. 

  1. ESTÁGIO PODE VIRAR EMPREGO EFETIVO 

Para muitos estudantes, o estágio, seja o primeiro ou não, é uma porta de entrada para um primeiro contrato efetivo. Para se tornar parte do quadro de funcionários, o estudante pode ser observado por seus superiores. Portanto, a principal dica é: dedique-se, mostre resultados, seja proativo. 

Em geral, as empresas com programas de estágio bem estruturados sabem que esta é uma fase de aprendizado, supervisionado por um profissional.

Entretanto, até como forma de analisar a performance do estagiário, atribuem-lhe tarefas e responsabilidades que serão importantes na hora de avaliá-lo e, principalmente, na hora de tomar uma decisão de efetivação. 

O especialista 

Carlos Loures: Doutor em Administração (Área de Marketing) pela FEA-USP. Professor da FECAP desde 2001, também já foi Coordenador do Curso de Administração, do Programa de Qualificação Docente, de Cursos de Pós-Graduação e do Centro de Oportunidades e Talentos. 

FECAP+ 

Por meio do FECAP+, os alunos da FECAP podem obter acolhimento e respaldo em diversas áreas da vida: pessoal, financeira, profissional ou acadêmica. 

O FECAP+ Oportunidades da FECAP é a área dedicada a apoiar e orientar os alunos e ex-alunos formados do Colégio FECAP, dos cursos de Graduação, Pós-graduação e Mestrado que desejam ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. 

O serviço oferece caminhos para que os alunos consigam desenvolver plenamente as suas competências e se tornem profissionais de excelência dentro das suas respectivas áreas de atuação. 

O FECAP+ Oportunidades também é uma ferramenta exclusiva e gratuita que permite a divulgação de vagas de estágio, efetivas ou de trainee, para os alunos e ex-alunos formados no Colégio FECAP, nos cursos de Graduação, Pós-graduação e Mestrado. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados