fbpx

Abertas inscrições para o Programa de Iniciação Científica da FECAP

A FECAP abre de 1º a 31 de março as inscrições para os alunos que queiram participar do...
Graduação | 21/02/2020
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

A FECAP abre de 1º a 31 de março as inscrições para os alunos que queiram participar do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pró-Ciência) em 2020.

O interessado deve preencher a ficha de inscrição, assinada por um professor orientador e enviar esse documento digitalizado juntamente com duas cópias virtuais do Projeto de Pesquisa Completo, sendo uma com identificação e outra sem identificação dos autores (em Word), no e-mail da Pró-Reitoria de Extensão e Desenvolvimento [email protected].

Para fazer parte do Programa, o aluno deve estar regularmente matriculado durante a vigência da bolsa em um ou mais cursos de graduação (do 1º ao 4º semestre para Secretariado Executivo e do 1º ao 6º semestre para os demais cursos) ou no Colégio FECAP. Além disso, o estudante já deve ter cursado a disciplina de Metodologia de Pesquisa ou participado do Workshop de Iniciação Científica.

A divulgação dos projetos aprovados está prevista para o dia 31 de maio de 2020. Os alunos selecionados terão de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021 para realizar as pesquisas. Aconselha-se que o aluno tenha, pelo menos, 12 horas semanais disponíveis para se dedicar ao projeto.

O QUE É INICIAÇÃO CIENTÍFICA?

Modalidade de pesquisa acadêmica feita por alunos de graduação que não tenham experiência em pesquisa científica. O estudante trabalha em um projeto de pesquisa durante 12 meses, sob orientação de um professor, para desenvolver o pensamento científico.

Há a possibilidade de, ao final do curso de Graduação, o trabalho de Iniciação Científica que foi publicado ser utilizado como nota do Trabalho de Conclusão de Curso, dispensando a necessidade de o aluno elaborar a tradicional monografia. Mas isso depende de curso para curso, por isso vale a pena consultar as regras do seu curso.

WORKSHOP

No dia 29 de fevereiro, o Pró-Ciência promove o workshop “Aprenda como fazer pesquisa”, com objetivo de tirar dúvidas e fornecer aos estudantes todas as informações necessárias sobre Iniciação Científica. O evento acontece das 8 às 12 horas, na Sala de Empreendedorismo do Campus Liberdade. As inscrições para os interessados em participar são feitas pelo site da FECAP.

FECAP PESQUISA

Já a XII edição do “FECAP Pesquisa” acontece no próximo dia 07 de março, das 9 às 12h30, no Campus Liberdade (Sala 511 B). O objetivo é divulgar a produção científica realizada pelos bolsistas no período de 2018/2019. Os interessados em participar do evento devem se inscrever gratuitamente pelo site da FECAP.

Haverá apresentação de trabalhos científicos dos alunos, e os participantes poderão saber mais como funciona a prática de pesquisa. Além disso, o professor doutor Marcelo Gabriel ministrará a palestra “Armadilhas na Análise de Dados Quantitativos”.

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados