fbpx

“Mestrado da FECAP valeu muito a pena!”, diz ex-aluno

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado...
Alumni | 03/03/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

O ex-aluno do Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alan Simon Bravo, cursou a graduação em Ciências Contábeis na instituição, e em 2018 ganhou uma bolsa para seguir com os estudos por conta de seu bom desempenho no ENADE.  

A partir desse incentivo, no final de 2019 o ex-aluno prestou o processo seletivo para o mestrado acadêmico em Ciências Contábeis e passou, optando pelo mestrado acadêmico por entender que o curso melhoraria sua formação acadêmica e, de quebra, ganharia uma nova profissão, a de professor. 

A seguir, ele conta como foi a experiência do Mestrado. 

“O Mestrado da FECAP é muito sério, os professores são ótimos e realmente você aprende a desenvolver pesquisas cientificas com todo o rigor necessário, tendo acesso a diversos softwares, ferramentas e metodologias de pesquisa. 

Eu penso que a Contabilidade é uma área predominantemente prática e, na graduação, aprendemos a instrumentalizar as técnicas contábeis. Então foi somente no Mestrado que consegui desenvolver uma visão crítica sobre as práticas contábeis internacionais. Por exemplo, mais do que ser capaz de operar e atender às normas contábeis, consegui compreender parte do processo político e as motivações que definem estas normas. Acredite, isso faz muita diferença! 

Não foi fácil conciliar a rotina do trabalho com a rotina de mestrando, diria que foi o período mais desafiador da minha vida (até então). Só que valeu muito a pena, pois a FECAP me apresentou um universo de pessoas e saberes que só ali conseguiria ter contato. Além disso, hoje sinto-me mais preparado para os desafios profissionais! 

Para as pessoas que pensam em ingressar no mestrado eu recomendo três “ações”. Primeiro, ter resiliência, pois esse tipo de curso exige muita dedicação e entrega. Segundo, é preciso ser organizado com o estudo e a pesquisa. No meu caso, a fase de obtenção dos créditos das disciplinas foi a mais exigente por conta da quantidade de seminários, resenhas, artigos e exercícios empíricos. Então se você não for organizado, ficará mais difícil. Por fim, ter foco em seu processo criativo de investigação, pois é ele que lhe trará as maiores descobertas e, com um pouquinho de sorte, poderá acalmar ou instigar ainda mais o espírito desassossegado que lhe levou a pesquisar”. 

#TAGS: FECAP Mestrado

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados

Pular para a barra de ferramentas