fbpx

IRPF 2023: FECAP oferecerá auxílio para declaração do imposto de renda

Nos últimos anos, devido à pandemia, a Receita Federal do Brasil prorrogou o prazo de entrega...
NAF | 10/02/2023
Compartilhe: twitter facebook linkedin whatsapp

Nos últimos anos, devido à pandemia, a Receita Federal do Brasil prorrogou o prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas. Contudo, e isso voltou a acontecer em 2023.

“O prazo de entrega do IRPF em 2023 será do dia 15 de março até 31 de maio. O programa para preenchimento deve ser disponibilizado em breve. Nos últimos anos, como as pessoas estavam circulando menos e o prazo de entrega foi prorrogado, a sensação de “urgência” para entrega da declaração foi menor, o que não deve se repetir neste ano”.  

Logo, para evitar a perda de prazos e a “correria” para entregar a declaração corretamente, o professor de Contabilidade da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Tiago Slavov recomenda que os contribuintes iniciem o quanto antes a separação dos documentos para preenchimento da Declaração do Imposto de Renda. 

Como a tabela do IRPF não é reajustada desde 2015, a cada ano mais contribuintes passam a pagar o imposto. Então, para muitos contribuintes, será o primeiro ano de entrega da declaração. 

“Em média, quem ganhou R$ 1.904 por mês em 2022 deverá entregar a Declaração de Ajuste Anual. Devido à correção dos salários, que aumentou a carga tributária sem aumentar, contudo, o poder de compra, aqueles que já entregavam a declaração nos anos anteriores, a cada ano são mais tributados. Portanto, devem aumentar sua preocupação com o preenchimento correto da declaração, para poder restituir todo o valor devido ou, se for o caso, pagar apenas o que é justo”. 

FECAP PRESTARÁ AUXÍLIO A QUEM NÃO SABE DECLARAR 

A FECAP, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, realizará no período 20 de março e 31 de maio a orientação para preenchimento da Declaração do Imposto de Renda para contribuintes de baixa renda. Os atendimentos serão presenciais e realizados via agendamento, que é feito pelo e-mail [email protected] e telefone (11) 3272 4281. 

Notícias Relacionadas

SIGA A FECAP NAS REDES SOCIAIS

Quer saber mais sobre a POST na FECAP?

© Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP - Todos os direitos reservados